(24/9/2017) Potencialidades do Porto do Itaqui são apresentadas a governantes e empresas japonesas

Durante esta semana, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, está em Tóquio, onde participa do seminário ‘Oportunidades de Negócios e Investimentos no Agronegócio do Tocantins’ e visita órgãos de governo e empresas no Japão, a convite do governador de Tocantins, Marcelo Miranda.


Em sua apresentação, Ted Lago destacou a determinação do governador Flávio Dino de integrar o Porto do Itaqui com a visão de desenvolvimento regional. “Por isso os investimentos previstos contemplam o crescimento da produção dos estados atendidos por esta infraestrutura”, afirmou.


O presidente da Emap também falou sobre o estado do Tocantins como importante gerador de carga e um estado integrado pelos principais modais de transporte – rodovia, ferrovia e infraestrutura portuária. Sobre o Porto do Itaqui, ele chamou a atenção para os investimentos na ampliação e na melhoria que o consolidam como um dos portos mais rentáveis do Brasil.


O Porto do Itaqui integra um complexo portuário instalado em uma área de influência formada por sete estados brasileiros, onde vivem 50 milhões de pessoas e tem como principal fronteira agrícola o MATOPIBA (área formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e ainda inclui a área nordeste do Mato Grosso). Também denominada como Corredor Centro-Norte, a região produz aproximadamente 91,5 milhões de toneladas em uma área agricultável de 5,7 milhões de hectares e possui cerca de 120 milhões de cabeça de gado.


Com dois terminais de grãos, um em Porto Nacional e outro em Palmeirante, o Tocantins possui hoje capacidade estática somada de 150 mil toneladas o que permite a movimentação de até 5 milhões de toneladas/ano. Já o Porto do Itaqui tem capacidade para movimentar 8,5 milhões de toneladas de grãos/ano e chegará a 14 milhões até 2019, com o início da segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).


Novo berço


Neste mês, o Governo do Maranhão lançou edital para construir um novo berço operacional, que vai ampliar a capacidade do Porto do Itaqui para 20 milhões de toneladas de grãos/ano.  Dedicado a carga geral, o novo berço será construído com recursos próprios da Autoridade Portuária. Sobre a competitividade do Itaqui, Ted Lago observou que o porto possui um grande calado que possibilita que os navios saiam com a carga completa, melhorando a relação custo/benefício desse tipo de operação. O porto maranhense também possui localização estratégica em relação aos principais mercados mundiais, como América do Norte, Europa e Ásia, pelo canal do Panamá, o que permite uma redução de até sete dias de navegação em relação aos portos do sul e sudeste, como Santos e Paranaguá.


Fonte: Ascom Itaqui, 24/9/2017.


Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Ministro Silvio Costa Filho lança licitação do canal de acesso ao Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.