(26/9/2017) Porto Pontal tem novo CEO
Com grande expertise na implantação, consolidação e administração de terminais portuários em todo o mundo, o carioca Patrício Júnior assume, a partir de setembro, a presidência do Porto Pontal – o mais novo e moderno terminal portuário privado da América Latina. “Embarco neste projeto com o compromisso de auxiliar no desenvolvimento e na qualidade portuária do Paraná. Nosso objetivo é proporcionar mais competitividade e transformar o estado em um importante polo importador e exportador da região”, revela o executivo. O engenheiro civil Ricardo Bueno Salcedo também segue na direção institucional do Porto Pontal.

Formado pela Escola de Oficiais da Marinha Mercante do Rio de Janeiro em 1983 e com MBA em Logística Portuária pela Universidade de São Paulo, Liderança e Estratégia para Executivos pelo IMD, na Suiça, e Gerenciamento de Terminais pela Lloyds Maritime Academy, em Londres, Patrício Júnior já ocupou cargos em empresas como Sealand, Maersk Line, além de ter atuado no CTO-Ceará Terminal Operator, no Aqaba Container Terminal (Jordânia), no APM Terminals Jordânia e Panamá e no Porto Itapoá. O executivo foi também conselheiro da ABRATEC – Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público, da ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários, presidente e vice-presidente da ATP – Associação de Terminais Portuários Privados, sendo ainda o único brasileiro que já esteve à frente de um terminal de contêineres no exterior.

Com residência fixa em Pontal do Paraná, o CEO já deu início a uma série de estudos de viabilidade para a implantação de projetos na área social em prol da população de Pontal, como campanhas de saúde e programas de capacitação profissional. “Vamos investir em gente, em educação e profissionalização a fim de garantir oportunidades para os pontalenses. Estamos mapeando as demandas e necessidades da região para então desenvolver ações que proporcionem benefícios e qualidade de vida para a comunidade”, explica Patrício Júnior.

Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2020, o Terminal Portuário Porto Pontal irá ocupar um espaço de mais de 625 mil m², o que constituirá a maior área para armazenamento de contêineres do país. Com investimento aproximado de R$1,5 bilhão, Porto Pontal será o primeiro terminal do país a operar 100% com equipamentos sobre trilhos. Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do alto-mar. Sua localização é privilegiada e estratégica para o Mercosul. Com cais de mil metros e três berços para atracação simultânea de navios, sua profundidade permanente é de 16 metros, mais do que o suficiente para abrigar grandes embarcações.

Sobre o Grupo JCR

Acionista majoritário do Porto Pontal, o Grupo JCR atua há mais de 50 anos no Brasil investindo em infraestrutura (energia e portuária), real state e tecnologia.

Fonte: Paranashop, 26/9/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 28 Mar, 2024

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos conhecem projetos de ampliação do Porto de Aratu-Candeias

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

“Criando uma corrente de respeito”: com esse slogan, ANTAQ e MPor apresentam o Guia de enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.