(27/9/2017) Porto de Suape ainda em busca de retomar sua autonomia
Até o final deste ano, o Complexo Industrial Portuário de Suape poderá voltar a ter sua autonomia, com liberdade para realizar licitações e arrendamentos. Diante de muitas idas e vindas políticas, com a expectativa de que o porto conquistasse a retomada da autonomia antecipadamente, agora a expectativa é de que os critérios técnicos prevaleçam. Ontem em Brasília representantes dos portos se reuniram no Ministério dos Transportes que atividades serão delegadas aos Estados e o que caberá ao governo Federal.

Uma portaria ministerial será elaborada para definir essas atribuições. A expectativa é que uma minuta dessa portaria seja apresentada ao ministro Maurício Quintella no próximo dia 10. “Na reunião de hoje (ontem), o Grupo de Trabalho que trata da autonomia discutiu o que poderá ou não ser delegado aos Estados. A intenção é que a política portuário do País e o planejamento do setor fique a cargo do governo Federal, enquanto a operação volte para os portos. Isso vai nos permitir ganhar agilidade. Os Estados poderão realizar licitações, fazer arrendamentos, prorrogar contratos, transferir titularidade, substituir áreas dentro do complexo”, explica o presidente do Porto de Suape, Marcos Baptista.

No próximo dia 3, os representantes dos terminais vão participar de uma assembleia da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABPT) para discutir e sugerir critérios para a minuta da portaria ministerial. As sugestões poderão integrar a minuta que será entregue ao ministro. “O próprio governo (Federal) admite que não tem corpo técnico para tratar da infraestrutura portuária de todo o País. Por isso entregar aos Estados será mais eficiente”, pondera Baptista.

LEI DOS PORTOS

Desde 2013, quando entrou em vigor a chamada Lei dos Portos, os processos de licitação e arrendamentos referentes aos porto do País foram centralizados na Secretaria Especial de Portos (SEP) e na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A medida engessou o processo de expansão da infraestrutura do Porto de Suape, que na época já estava em processo avançado para licitar o segundo terminal de contêineres (Tecon 2).

Com a mudança na regra, a expectativa é de que o Porto de Suape retome a licitação do Tecon 2 e realize a licitação do pátio de veículos. Hoje o estudo de viabilidade do Tecon 2 está sendo atualizado. Uma primeira versão ficou pronta e deverá ser finalizada em outubro.

Fonte: JC online, 27/9/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.