(29/08/2017) Justiça suspende rescisão do contrato da dragagem com a EEL
Com a medida, Governo Federal terá de realizar serviço com a empresa

O desembargador federal Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, acatou o pedido da EEL Infraestruturas para suspender a rescisão do contrato da empresa para a dragagem do Porto de Santos, firmado com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) em abril do ano passado. Agora, a pasta tem duas empresas contratadas para o mesmo serviço.


O contrato para a dragagem do cais santista foi assinado pelo Governo com a EEL há 16 meses. Mas o início do serviço dependia da ordem de serviço, que só seria emitida após a EEL apresentar as garantias financeiras exigidas no edital de licitação – um seguro no valor de 10% do contrato.




Após três tentativas da empresa de apresentar essa garantia, a pasta decidiu rescindir o contrato. A decisão foi tomada pois a MTPAC não aceitou a documentação apresentada pela EEL. A medida foi anunciada em outubro do ano passado e concretizada nos últimos dias de 2016.




O consórcio formado pelas empresas Boskalis do Brasil e Van Oord Operações Marítimsa foi o segundo colocado no processo licitatório promovido pela extinta Secretaria de Portos (SEP, incorporada pelo Ministério). As empresas cobraram R$ 373,9 milhões pela obra, quase R$ 5 milhões a mais do que a primeira colocada, a EEL Infraestruturas.




No entanto, as firmas aceitaram reduzir seu preço e tiveram o contrato assinado com a pasta. O edital estipulava o prazo de seis meses para a execução dos projetos básicos e executivos da dragagem do cais santista. A expectativa era de que o consórcio iniciasse a obra no início do mês que vem, prazo que deve ser revisto diante dessa decisão judicial.




É o que acredita a sócia da EEL Infraestruturas, Cláudia Carvalho. “A decisão foi unânime do pleno do TRF da 1ªRegião, legitimando a EEL como a verdadeira detentora do contrato. A defesa demonstrou que o seu contrato estava de acordo com a lei, não justificando a sua rescisão”, afirmou.




Agora, a executiva já planeja o início dos trabalhos no cais santista. Segundo ela, há dragas à disposição da empresa para o serviço.




“A EEL pretende iniciar os trabalhos o quanto antes, aliás iniciar a dragagem propriamente, a qual tanto o Porto precisa. Vamos avaliar imediatamente os projetos básico e executivo que estão no INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias), para validá-los e não se perder mais tempo com isso”, declarou Cláudia Carvalho.




Obras




Assim que uma das empresas contratadas pelo MTPAC para a dragagem do Porto de Santos iniciar a retirada de sedimentos, o contrato firmado entre a Dragabrás Serviços de Dragagem e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) será rescindido – ele foi firmado para que a manutenção da profundidade do canal de navegação do Porto não fosse interrompida, enquanto não se definia a licitação da dragagem feita pelo Governo Federal e enquanto a vencedora da disputa não concluir os estudos previstos para a obra.




O projeto de dragagem licitado pelo Ministério prevê o aprofundamento do canal de navegação e das bacias de acesso aos berços de atracação do Porto dos atuais 15 metros, em média, para 15,4 e 15,7 metros pelos próximos três anos. Alguns trechos da via marítima também serão alargados. Já os locais de atracação (berços) terão uma nova fundura, variando de 7,6 a 15,7 metros.




Procurado, o MTPAC informou, através de sua assessoria de imprensa, que “desconhece decisão liminar favorável à EEL Infraestruturas”.

Fonte: A Tribuna, Fernanda Balbino, 29/08/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.