80% das mercadorias no mundo são transportadas em navios, diz ONU
Hoje, 80% das mercadorias comercializadas globalmente são transportadas em navios. Essa porcentagem é ainda maior nos países em desenvolvimento. A informação é da Agência Brasil.

De 2023 a 2027, o comércio marítimo global deve crescer uma média de 2,1%. A informação é da ONU, a Organização das Nações Unidas.

A taxa de crescimento do setor neste ano será mais lenta que a média das três últimas décadas, quando o crescimento anual ficou em torno de 3,3%.

A agência da ONU projeta que os dados sobre 2022 mostrarão uma evolução ainda mais fraca do setor, de cerca de 1,5%. Em 2021, o aumento de trocas marítimas chegou à média histórica e o total de embarques à 11 bilhões de toneladas.

Em novembro do ano passado, a Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento já havia alertado a comunidade internacional para conter a crise da cadeia de suprimentos, melhorar a infraestrutura do sistema de transporte e renovar a frota.

A ideia é preparar o sistema para futuras crises globais, mudanças climáticas e a transição para energia de baixo carbono.

No Brasil, a Agência Nacional de Transportes publicou, no mês passado, que o país já havia movimentado pelos portos mais de 1 bilhão de toneladas. Os portos públicos de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Paranaguá (PR), foram os responsáveis por mais da metade de toda movimentação nacional.

Read Also Other News

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.