Aberta consulta pública sobre Guia orientativo para Estruturação de Propostas de Investimentos em Infraestrutura
A Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI), ligada à Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), abriu uma consulta pública para colher subsídios que ajudem a aprimorar o texto do guia, que é uma adaptação do Five Case Model do governo do Reino Unido ao contexto brasileiro.

Os interessados poderão enviar suas contribuições até às 23h59 do dia 6 de maio de 2022, por meio do preenchimento de questionário. Os formulários preenchidos com perguntas e sugestões deverão ser enviados para o e-mail sdi@economia.gov.br. As contribuições recebidas serão consolidadas, respondidas e publicadas no site do Ministério da Economia. Contribuições enviadas fora do prazo ou das especificações serão desconsideradas.

Guia M5D

O guia M5D visa ser uma referência prática para facilitar a adoção sistemática da metodologia de estruturação de propostas de investimento em infraestrutura. Originalmente, a metodologia – em inglês denominada Five Case Model – foi desenvolvida e é aplicada há anos pelo Infrastructure and Projecs Authority, do governo do Reino Unido (IPA-UK), instituição responsável pela estruturação de projetos de infraestrutura no Reino Unido.

Com o trabalho conjunto da SDI/SEPEC/ME, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do próprio IPA-UK, a metodologia foi traduzida para o português e adaptada ao contexto brasileiro, passando a ser chamado Modelo de Cinco Dimensões (M5D). Portanto, o documento apresentado traz, além da metodologia original utilizada há anos em vários países para estruturação de propostas de investimentos em infraestrutura, os ajustes à realidade brasileira.

Na abertura do evento – realizado em formato on-line – o secretário da SDI, Alexandre Ywata, destacou o fomento das melhores práticas de priorização de projetos em Infraestrutura por parte da Secretaria. “O lançamento desse guia é justamente para trazermos um racional bem consolidado, um passo a passo para priorizarmos os projetos que tenham um maior impacto econômico e social no país”.

Read Also Other News

Agência Porto
| 11 fev, 2026

FIERN debate com a Codern oportunidades para transporte de cabotagem no Porto de Natal

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Novo sistema meteorológico da Portos do Paraná amplia segurança e eficiência das operações portuárias

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.