ABTL vai duplicar quantidade de simulados realizados ao ano

A Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL) vai dobrar a quantidade de simulados que realiza anualmente, a fim de treinar agentes públicos e profissionais da iniciativa privada no combate a emergências ocorridas durante as operações de granéis líquidos na região do Porto de Santos. E os novos exercícios serão realizados de forma diferente, seguindo o modelo tabletop.




Até então, a Associação organizava três simulados anuais – um ocorre em terra (em um terminal), outro, no mar (podendo envolver um vazamento de navio) e o último, nas estradas de acesso ao complexo marítimo. Agora, fará mais três do tipo tabletop (termo que, em inglês, significa topo de mesa).




A novidade foi anunciada pelo presidente da ABTL, Carlos Kopittke. Segundo ele, o objetivo é aprimorar a capacidade de resposta da comunidade portuária aos sinistro envolvendo a movimentação de líquidos. “Vamos realizar essas simulações de modo a melhorar o preparo de empresas e autoridades no combate às emergências. E faremos isso, com os simulados tabletop, usados bastante em outros países, como nos Estados Unidos. São relativamente mais simples, mas de alta eficiência”, explicou.




Esses simulados envolvem gerenciamentos de emergência. Enquanto nos exercícios de campo, equipes dos terminais, dos bombeiros, da Defesa Civil e das demais autoridades e empresas do Porto têm de agir e se deslocar pela região como se realmente houvesse um sinistro, nos tabletop, toda a ação ocorre ao redor de uma mesa, com os participantes interagindo em uma “discussão vivencial formal de um cenário descrito”, segundo informações da ABTL.




De acordo com o assessor da ABTL Américo Barbosa, que irá treinar os participantes no novo modelo, “essa ferramenta propicia criar um mapa mental da melhor performance de respostas nas emergências projetadas. É uma espécie de pré-preparação”, disse. Conforme a associação, os tabletop têm um baixo custo, mas um alto envolvimento.


Fonte: A Tribuna, 3/3/2017.



Read Also Other News

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

Read more
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Publicado edital de licitação para dragagem no Porto de Ilhéus

Read more
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Audiência pública do terminal MUC04, localizado no Porto de Fortaleza (CE), é definida

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.