ABTP sugere fim de normas restritivas pós-Lei dos Portos
A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) defende uma redução do que chama de normas "infralegais restritivas"baixadas após a Lei dos Portos, de 2013, que travam ou dificultam investimentos em portos de uso privado (os TUPs) e em terminais de uso público (os arrendamentos).

Medidas "simples" como a revogação de portarias e a revisão de decretos poderiam acabar com uma série de barreiras, diz a associação. Uma das mais criticadas é uma portaria que proíbe um TUP localizado dentro do porto público de expandir sua área; e limita em 25% a expansão do TUP localizado fora do porto público.

Para os 'arrendamentos, a ABTP pede a redução no longo caminho que as empresas têm de percorrer para conseguir as renovações antecipadas dos contratos. E a retirada de exigências que passaram a ser feitas após a nova lei, restringindo a liberdade comercial dessas empresas, reclama a ABTP.

Para tanto, a associação quer o reconhecimento pelo governo de que o serviço portuário é atividade econômica regulada e não serviço público - mas o conceito não é pacificado em órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU).

"A Constituição fala que compete à União explorar os portos, o local, mas não o serviço realizado ali. É diferente do que diz sobre outras áreas [como energia, em que a Constituição diz que cabe à União explorar o serviço]", justifica o presidente da ABTP, Wilen Manteli.

O objetivo é que não paire mais dúvida junto à Antaq, a agência reguladora do setor, e ao TCU de que os terminais arrendados cobram do cliente preço (livre negociação) em vez de tarifas (reguladas pelo governo). Tarifa é o que as instalações pagam às autoridades portuárias, que administram o ''local'' porto, defende Manteli.

Os temas foram pincelados em reuniões que a ABTP teve recentemente na Casa Civil e no Ministério dos Transportes. Mas serão apresentados ao governo ainda em setembro na forma de propostas, a partir de um estudo que poderá endereçar ainda uma sugestão para as dragagens e para a mão de obra - este, o mais espinhoso.

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), por sua vez, defendeu a flexibilização da contratação de mão de obra em sugestão feita ao governo. Os terminais dentro de portos públicos são obrigados por lei a usar a mão de obra da base de um órgão gestor - uma reserva de mercado. Ao passo que os localizados fora do porto organizado são dispensados da obrigação, o que os torna mais competitivos.

Fonte: Valor Econômico, 31/08/2016. Escrito por Fernanda Pires.

Read Also Other News

Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Visita técnica da ANTT atesta avanços nas obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe nova draga de sucção (Hopper)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Em um ano, Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.