A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) recebeu representantes dos distritos navais da Marinha do Brasil, nessa quarta-feira (20/03), para apresentação do Plano Geral de Outorgas Hidroviário.
Foram apresentados detalhes dos projetos das hidrovias de Lagoa Mirim, Paraguai, do Madeira e da Barra Norte. Essa foi a primeira reunião de coordenação entre a Marinha e a ANTAQ realizada em 2024.
“Esses são projetos importantes para o Brasil, tendo em vista que hidrovias são a última fronteira para o desenvolvimento da infraestrutura”, destacou o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery.
Ele pontuou ainda que “o início da cobrança do frete nas hidrovias só vai acontecer após a implementação e operação do concessionário que vencer o leilão”. A diretriz da ANTAQ é que nenhuma hidrovia seja leiloada caso o valor do frete pós licitação somado com o valor da tarifa seja maior que o frete cobrado atualmente na hidrovia.
Estavam presentes o diretor-geral da Agência, Eduardo Nery; os diretores Wilson Lima Filho e Alber Vasconcelos; representantes da Secretaria Especial de Estudos e Projetos, e de Concessões; o Contra-Almirante, Dino Avila Busso, que é subchefe de Assuntos Marítimos do Estado-Maior da Armada; e outros representantes dos distritos navais, Diretoria de Portos e Costa (DPC) e Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha.
Share
Read Also Other News
| 21 jul, 2025
ANTAQ aprova contribuições da audiência pública que trata do arrendamento do terminal NAT01
Read more
| 19 jul, 2025
APS destrava VTMIS e publica edital para implementar sistema que trará mais segurança e eficiência ao Porto
Read more
| 19 jul, 2025
Pesquisa de Satisfação de Usuários dos Portos e da Navegação de Cabotagem se estende até dezembro
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.