Ampliação de calado na Barra Norte pode aumentar ganhos em R$ 2,7 milhões por embarcação
O navio STH Athens, contratado pela Cargill, transpôs a região de Curuá, no Amapá, onde a profundidade foi aumentada de 11,50 metros 11,70 metros nas águas do Rio Amazonas. A operação realizada na semana passada foi o primeiro teste desde a autorização da Marinha, assinada em julho. A embarcação, de bandeira das Ilhas Marshal, tem 199 metros de comprimento e transportou 60 mil toneladas de carga. A ação experimental indica que embarcações poderão transportar, em média, 1,8 toneladas a mais, a partir da ampliação de 20 centímetros do calado nesse trecho do rio Amazonas. Na avaliação de mercado, os ganhos no transporte de grãos podem chegar a R$ 2,7 milhões por embarcação.

A Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP) defende, junto à Marinha, a ampliação definitiva do calado do canal para 11,70 metros. A associação tem intenção de alcançar 12,30m de profundidade, mas ressalta que o aumento de 20 centímetros já significa transformação nos resultados da movimentação, ampliando em cerca de seis mil toneladas por navio, segundo as próprias empresas transportadoras e os produtores.

Desenvolvido pela professora Suzana Vizon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Projeto Barra Norte foi apresentado pela ATP à Marinha em 2016. Desde então, a entidade tem buscado sensibilizar o setor para que o projeto seja implementado. As navegações experimentais foram iniciadas a partir da adesão dos profissionais da praticagem da região ao projeto.

Para o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, este é um passo determinante para o avanço do setor logístico do país. “O projeto que, por um lado, proporcionará menores investimentos públicos para a migração da fronteira agrícola das regiões Sul e Sudeste para o Norte do país, por outro, otimizará as operações de escoamento de grãos e minério na região com a segurança à navegação e acesso aos portos do interior do estuário, reduzirá os custos logísticos do produto brasileiro, com geração de mais divisas para a economia”, avaliou.

Fonte: Informativo dos Portos, 26/9/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.