ANTAQ abre pesquisa que busca entender custos administrativos causados por resolução
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) abriu período para pesquisa sobre os custos administrativos causados pelo atendimento a dispositivos da Resolução ANTAQ nº 62/2021, que estabelece direitos e deveres dos usuários e dos operadores das navegações marítimas. 

A pesquisa, que se estende até o dia 14 de junho, é voltada para as Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs). Essas serão selecionadas pela ANTAQ por amostragem e vão receber ofício da Agência com todas as informações necessárias para o preenchimento do formulário. Em caso de dúvida a empresa pode encaminhar email para grn@antaq.gov.br.

É essencial para o alcance dos objetivos da ação que as empresas de navegação selecionadas preencham os respectivos formulários dentro do prazo indicado nos convites de participação. 

Informações sobre custos com colaboradores e possíveis sistemas, treinamentos e consultorias especializadas para atendimento de obrigações administrativas contidas no normativo, bem como sobre a frequência estimada dentro de um ano da necessidade de cumprimento de seus dispositivos, devem ser encaminhadas para a Agência. 

A ação dá continuidade a um levantamento anteriormente realizado sobre o tema e poderá subsidiar futuras ponderações sobre as obrigações administrativas estabelecidas. A metodologia adotada segue o Guia para Mensuração da Carga Administrativa na ANTAQ. 

Read Also Other News

Agência Porto
| 27 ago, 2025

Sebrae/SC, Porto de Itajaí e Elume lançam programa para estimular inovação no complexo portuário de Itajaí

Read more
Agência Porto
| 27 ago, 2025

Moegão da Portos do Paraná alcança 67% de conclusão

Read more
Agência Porto
| 27 ago, 2025

Agência realiza audiência pública para concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.