ANTAQ assina acordo de cooperação com Países Baixos para fortalecer a agenda verde nos portos
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) assinou, nesta terça-feira (05/03), um acordo de cooperação entre o Brasil e os Países Baixos focado no desenvolvimento de portos verdes.

Além da Agência, assinam o documento a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, os Ministérios de Portos e Aeroportos e dos Transportes, a Infra S/A, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)  

O projeto é uma parceria público-privada, com prazo de três anos, entre os países e tem como objetivo apoiar empresas neerlandesas a exportar e investir no Brasil, além de apoiar empresas brasileiras com investimentos e exportações para os países baixos.

O acordo vai ampliar conjuntamente a cooperação bilateral e auxiliar na troca de conhecimento para promover iniciativas públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento portuário da logística portuária, da produção de hidrogênio verde, entre outros.

A assinatura aconteceu durante a edição deste ano da Intermodal. O evento conta com a presença de empresas do transporte marítimo, aéreo, ferroviário e rodoviário. A edição deste ano reúne mais de 500 participantes de 15 países diferentes.

Acordo entre agências

No evento, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, destacou o trabalho da agência e os investimentos feitos que permitem que a infraestrutura portuária e aquaviária estejam adequadas às necessidades do setor.

“Para que essa infraestrutura se mantenha moderna, eficiente e atendendo essa crescente de movimentação é preciso mais investimentos. Neste ano, temos uma carteira desafiadora de projetos de leilões de terminais portuários”, destacou o diretor-geral.

Ele pontuou ainda que será implementada uma parceria entre a ANTAQ e a ANTT para encontrar soluções viáveis para destravar os gargalos terrestres existentes nos acessos portuários 

“Vamos lançar uma equipe conjunta para identificar primeiro os gargalos existentes e a partir daí propor medidas de obras de infraestrutura ou de obras regulatórias para atacar cada um desses gargalos”, afirmou. 

No final da sua participação, Nery também relembrou a importância de tornar as vias navegáveis em projetos viáveis de hidrovias, projeto prioritário da ANTAQ. 

Fortalecimento de política pública

No Interlog Summit, que acontece na Intermodal 2024, a diretora Flávia Takafashi participou do painel “Os desafios de infraestrutura e regulação na logística brasileira”, em que abordou o papel da ANTAQ enquanto fortalecedor de políticas públicas.

“A ANTAQ atua com o conhecimento para o mercado, para o formador de políticas públicas e entendendo as necessidades para a gestão dos portos. Isso significa entender as carências e como precisamos pensar processos da administração pública para fomentar informações para o setor visando fortalecer as políticas públicas”, pontuou a diretora.

Read Also Other News

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.