ANTAQ e agência alemã GIZ firmam cooperação técnica para proteção do meio ambiente portuário
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Mário Povia, e o diretor no Brasil da Agência de Cooperação Técnica Alemã (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ), Michael Rosenauer, assinaram hoje (22), na sede da ANTAQ, em Brasília, termo de cooperação técnica que prevê o estabelecimento de um conjunto de conhecimentos visando à proteção de áreas portuárias frente aos impactos das mudanças climáticas. Tais impactos podem trazer perdas consideráveis para o setor, como danos físicos e paralisações de atividades.

O trabalho prevê a elaboração de estudos de caso que ficarão por conta da ANTAQ e que servirão de orientação para ações a serem aplicadas na proteção do ambiente portuário. O prazo da cooperação é estimado em 18 meses. As atividades da cooperação contarão com o apoio do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE-MCTI) e dos ministérios da Infraestrutura, Economia e Meio Ambiente, entre outros órgãos de governo.

Durante a assinatura do termo, o diretor-geral da ANTAQ destacou a importância da cooperação para o sistema portuário brasileiro. “O meio ambiente é uma questão transversal fundamental para diversas áreas, e assim também é para o setor portuário”, afirmou Povia, lembrando que a Autarquia foi a primeira das 11 agências reguladoras federais brasileiras a ter uma área de meio ambiente.

O diretor nacional da GIZ-Brasil também saudou a cooperação com a ANTAQ. “É uma satisfação ter uma nova parceira como a ANTAQ, que já desenvolve um importante e consistente trabalho para sustentabilidade do setor portuário brasileiro”, observou Michael Rosenauer.

Participaram ainda da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica, a diretora de Projetos de Adaptação de Mudanças do Clima da GIZ-Brasil, Ana Carolina Câmara, o gerente e a gerente substituta de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ, Marcos Maia Porto e Luiza Gusmão, os especialistas em regulação de transportes aquaviários, Alessandro Max Bearzi (GMS/ANTAQ) e Ana Higa (GDE/ANTAQ), e o assessor técnico da Diretoria-Geral da Agência, Alexandre Dalfior.

GIZ-Brasil

A Agência de Cooperação Técnica Alemã atua, no Brasil, com foco nas energias renováveis e na eficiência energética, bem como na proteção e no uso sustentável das florestas tropicais. Temas como o desenvolvimento urbano sustentável, oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima, implantação de programas regionais e globais e agora proteção das áreas portuárias frente às mudanças climáticas também fazem parte da sua linha de atuação.

Fonte: ANTAQ, 22/01/2020.

Read Also Other News

Agência Porto
| 04 fev, 2026

Governo brasileiro ratifica Convenção TIR e destrava ‘passaporte de cargas’ para a Rota Bioceânica

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Alckmin: governo vai trabalhar com o Congresso para a votação célere do acordo Mercosul-UE

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Arrendamento no Porto de São Sebastião pode alterar mapa logístico de SP

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.