ANTAQ e associações do setor conversam sobre cronograma da norma de preços portuários
Representantes das associações de terminais portuários, entre as quais ABRATEC, ABTP e ATP, estiveram hoje (21), na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, em Brasília, para falar sobre a Resolução nº 31/2019, que regula a prestação de informações pelos terminais ao Sistema de Acompanhamento de Preços Portuários – APP. A ferramenta, que permitirá conhecer os preços médios praticados nos terminais portuários de todo o país, integrará o Sistema de Desempenho Portuário – SDP, com os dados estatísticos da Agência.

De acordo com o cronograma definido pela Autarquia, os terminais deverão aderir ao Sistema até o dia 15 de junho próximo. Contudo, além de mais prazo para se adequarem ao regramento da ANTAQ, os representantes dos terminais pediram que a Agência explicite em um documento específico a confidencialidade das informações prestadas, com o uso dos dados exclusivamente para fins estatísticos.

O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, que estava acompanhado do diretor Francisval Mendes, disse que a Agência pode editar uma resolução com uma declaração de confidencialidade do uso dos dados. Quanto à dilatação do prazo para início do envio das informações, que está programado para setembro próximo, Povia prometeu levar o pleito à avaliação dos demais diretores.

“Com os nossos dados, não precisaremos mais recorrer ao banco mundial para saber sobre os preços praticados nos nossos terminais portuários”, observou Povia. O diretor-geral da ANTAQ reiterou que o levantamento traz transparência e vai mostrar que os preços portuários vêm caindo ao longo dos últimos anos.

O levantamento

Durante o mês de abril último, a ANTAQ colocou o Sistema de Acompanhamento de Preços Portuários em fase de teste em seu portal, na internet.

A Agência fará o acompanhamento das informações enviadas pelos terminais mensalmente, tendo por referência os preços praticados nos dois meses anteriores. O levantamento vai contemplar os preços cobrados na armazenagem, nos serviços de pátio e de cais ou na cesta de serviços, começando pelo segmento de contêineres.

Fonte: Antaq, 21/05/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 abr, 2025

Brasil e Chile têm relação consolidada no comércio exterior e seguem avançando na agenda de integração

Read more
Agência Porto
| 23 abr, 2025

Rota que vai ligar Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao Pacífico deve começar a operar em 2026, diz Tebet

Read more
Agência Porto
| 23 abr, 2025

Complexo de Suape lança chamada pública de inovação aberta na 29ª Intermodal South America

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.