ANTAQ é reconhecida por Excelência Regulatória pelo MDIC
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) foi agraciada na 2ª edição do Selo de Boas Práticas Regulatórias, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), recebendo um selo ouro e dois selos prata. 

Com o objetivo de incentivar o aprimoramento da ação normativa, o MDIC adota o selo para reconhecer, dar visibilidade e disseminar boas práticas regulatórias. A avaliação leva em conta os critérios de previsibilidade, qualidade regulatória, participação social e convergência regulatória. Esta é a primeira vez que a ANTAQ recebe o reconhecimento.

“O Selo de Boas Práticas Regulatórias reconhece a maturidade da agência e dos servidores da casa. Mostra, ainda, que a ANTAQ vem cumprindo os compromissos firmados em sua criação de regular, supervisionar e fiscalizar o setor aquaviário. A Diretoria Colegiada está muito orgulhosa e feliz com esse reconhecimento regulatório”, declarou o diretor-geral da Agência, Eduardo Nery.

Três resoluções da ANTAQ receberam o selo. São elas: 

OURO 

Resolução ANTAQ nº 109, de 17 de novembro de 2023 - Dispõe sobre a estrutura de serviços prestados por operadores portuários e instalações portuárias que movimentam armazenam cargas conteinerizadas e a definição de diretrizes acerca dos serviços inerentes, acessórios ou complementares;

PRATA

Resolução ANTAQ Nº 100, de 19 de junho de 2023- Estabelece metodologia para determinar abusividade na cobrança de THC (Terminal Handling Charge, ou Taxa de Movimentação no Terminal em português);

Resolução ANTAQ nº 98, de 31 de maio de 2023 - Determina procedimentos administrativos para resolução de conflitos entre os agentes do setor regulado pela ANTAQ. 

Sobre o reconhecimento

A avaliação, feita com normativos referentes ao ano de 2023, seguiu os critérios estabelecidos pela Portaria nº 69, de 3 de abril de 2023, e leva em consideração os critérios de previsibilidade, qualidade e convergência regulatória e participação social. 

A norma é avaliada a partir de uma lista de 10 requisitos. Para cada item atendido, um ponto é atribuído.  Recebem a categoria ouro as normas que somam entre 8 a 10 pontos, prata as que têm 6 ou 7 pontos e bronze aquelas que totalizam 4 e 5 pontos. Acesse aqui a lista completa de normativos avaliados.

A atribuição do selo pretende estimular a adoção de boas práticas, sem qualquer caráter de punição aos órgãos que não o obtiverem. 

Read Also Other News

Agência Porto
| 27 ago, 2025

Sebrae/SC, Porto de Itajaí e Elume lançam programa para estimular inovação no complexo portuário de Itajaí

Read more
Agência Porto
| 27 ago, 2025

Moegão da Portos do Paraná alcança 67% de conclusão

Read more
Agência Porto
| 27 ago, 2025

Agência realiza audiência pública para concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.