ANTAQ inova com aplicação de Inteligência Artificial na Análise de Impacto Regulatório
Com foco na modernização e otimização do trabalho, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) iniciou um projeto-piloto para integrar ao processo de Análise de Impacto Regulatório (AIR), o uso de ferramentas de inteligência artificial.

A iniciativa marca o início do uso desse tipo de ferramenta na Plataforma de Regulação Aquaviária (PROA) - nova solução de TI que integrará os processos da Agência. A expectativa é que o uso da inteligência artificial seja ampliada para outros setores, além da regulação.

A nova ferramenta contribuirá na etapa de contextualização da situação-problema. Neste estágio, a inteligência artificial será utilizada para auxiliar na pesquisa avançada e mapear normas e experiências internacionais. Após a triagem inicial realizada pela IA, os servidores da Agência definirão quais fontes - incluindo bibliografias e manuais técnicos - comporão a base de conhecimento.

A implementação observa rigorosos critérios de governança. O secretário-geral da ANTAQ, Paulo Morum, ressalta que “o processo inclui a necessária anonimização de dados sensíveis antes de sua inclusão na base de conhecimento, além de garantir a rastreabilidade das informações, o que assegura a conformidade legal e a correta citação das fontes, elementos indispensáveis à segurança jurídica dos atos da Agência”.

O projeto encontra-se em fase de avaliação de fluxo e documentação dos comandos e agentes utilizados. De acordo com o gerente de Tecnologia e Gestão da Informação da Agência, Alexandre Alencar, “o objetivo não é substituir a competência humana, mas combiná-la à capacidade de processamento tecnológico, permitindo que os servidores foquem na produção intelectual complexa. A autoria e a responsabilidade pelo ato administrativo seguem sendo integralmente do servidor que opera a ferramenta”.

Read Also Other News

Agência Porto
| 14 out, 2026

ANTT lança Prêmio Destaques 2026 para reconhecer boas práticas no transporte terrestre

Read more
Agência Porto
| 14 out, 2026

Edital para arrendamento de terminal no Porto do Itaqui é publicado

Read more
Agência Porto
| 14 out, 2026

Porto Piauí e Universidade de Coimbra assinam parceria para alimentar navios atracados com energia limpa

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.