ANTAQ projeta crescimento de 4% na movimentação portuária para 2021
O setor portuário nacional (portos organizados + terminais autorizados e arrendados) deve movimentar 1,2 bilhão de toneladas em 2021, um crescimento de 4% em relação ao ano passado. A projeção é da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ. Conforme a análise da Agência, esse número pode ser ainda maior se a movimentação de minério de ferro se recuperar das recentes quedas de 3% em 2020 e de 10% em 2019.

Na terça-feira (16), a ANTAQ atualizou o Estatístico Aquaviário, trazendo os números de janeiro de 2021. A movimentação de carga no primeiro mês do ano foi de 87,6 milhões de toneladas, um crescimento de 14% em comparação com o mesmo período de 2020. O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), que é a instalação que mais movimenta carga no país, movimentou 15,6 milhões de toneladas em janeiro deste ano, um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo mês de 2020. O principal porto público do Brasil – Santos (SP) – movimentou em janeiro deste ano 7,2 milhões de toneladas, aumento de 12% frente a janeiro do ano passado.

“Há enormes chances de o setor portuário nacional manter seu viés de alta quando se trata de movimentação. E isso é fundamental para a economia do país. Significa geração de renda e emprego, tão relevantes para a sociedade, ainda mais em um contexto de crise provocada pela pandemia da Covid-19. Os números de 2020 já foram excelentes. Registramos um crescimento de mais de 4% em comparação com 2019, mesmo em um cenário pandêmico”, afirmou o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery.

As expectativas são otimistas para 2021 e para os próximos anos também devido ao agronegócio brasileiro. A safra agrícola projetada para até 2050 deve chegar a 500 milhões de toneladas, como destaca o gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, Fernando Serra. “Além disso, a Vale planeja retomar o nível de produção do minério de ferro, chegando ao patamar dos 400 milhões de toneladas por ano.”

Para o diretor-geral da Agência, é importante que o setor portuário nacional seja dotado de infraestrutura e atraia cada vez mais investimentos privados para que essa demanda de movimentação de cargas seja atendida. “Por isso, a ANTAQ trabalha com toda a eficiência para que os leilões de áreas portuárias sejam realizados com absoluto sucesso. Acreditamos que o programa de arrendamentos portuários do governo federal, que conta com o preponderante trabalho da Agência, é revolucionário e propiciará ao setor mais investimentos, mais infraestrutura, mais eficiência para a logística nacional e segurança jurídica aos contratos a serem assinados”, aponta Nery, ressaltando que apenas em 2021 estão previstos cerca de 20 leilões de áreas portuárias.

A título de exemplo, em 9 de abril, serão leiloadas cinco áreas: quatro no Porto do Itaqui (MA) para movimentação de combustíveis; e uma no Porto de Pelotas (RS) para carga geral, especialmente madeira. Juntos, os investimentos alcançarão cerca de R$ 610 milhões.

Destaque: granel líquido

Na quinta-feira (18), Fernando Serra participou de um evento virtual organizado pelo Congresso Internacional de Desempenho (Cidesport). Durante sua palestra, o gerente apresentou novamente os números do setor portuário registrados em 2020. No ano passado, o setor portuário nacional movimentou 1,151 bilhão de toneladas, um crescimento de 4,2% em relação a 2019. Houve aumento na movimentação de granel sólido (+1,2%), de granel líquido (+14,8%) e de contêineres (+1,1%). A carga geral registrou leve queda (-0,3%). “O crescimento na movimentação de granel líquido se deve a movimentos das plataformas para portos marítimos, pré-sal, e aumento nas exportações do petróleo.”

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.