Antaq publica edital de autorização para construção do Porto em Arroio do Sal
Presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional na Assembleia Legislativa, o deputado Issur Koch (PP) comemorou a notícia de que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) o edital de autorização para construção e exploração do Porto em Arroio do Sal.

Com isso, as empresas interessadas terão 30 dias para enviar propostas. "Essa etapa era considerada fundamental para a obra. Ou seja, a partir de agora, o novo porto tem a chancela da Antaq de que a obra é viável e o projeto está pronto para seguir em frente. A notícia é fantástica para o Litoral Norte e, sobretudo, para a logística do Rio Grande do Sul", enfatiza Issur.

Para ele, o porto significa um novo modal econômico para o Litoral. "Teremos desenvolvimento industrial com a chegada de novas empresas, mantendo o foco no desenvolvimento sustentável e sem perder as características turísticas e de preservação ambiental da região. É incalculável o desenvolvimento que essa obra trará", justifica.

Investimentos

O projeto do novo porto prevê a construção de um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade de recebimento estimada em 40 mil toneladas. Um dos diferenciais da obra é a inclusão de um calado inicial de 17 metros, o que permitirá que navios de cruzeiros marítimos atraquem no Litoral Gaúcho.

"Atualmente, o Estado é rota de passagem para esses navios, que não utilizam nossos portos por falta de estrutura. Desta forma, abre-se um leque de novas oportunidades para o Turismo na Serra e nos Vales dos Sinos e Paranhana, uma vez que esses turistas estarão a menos de duas horas de cidades como Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Novo Hamburgo, por exemplo. Todos irão ganhar com o novo porto", finaliza Issur.

O senador Luís Carlos Heinze (PP) acompanha as negociações em Brasilia e destaca a importância do novo terminal. "A região do litoral e todo o Estado serão beneficiados. Atualmente, boa parte da nossa exportação já não sai por Rio Grande, mas por Santa Catarina. Com o novo porto, vamos atrair esse movimento para nós", aponta, lembrando que um dos problemas do RS é a falta de logística. 

Próximos Passos

Após o edital da Antaq, a próxima etapa será a liberação da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Depois disso, a construção deve ocorrer em 24 meses e o primeiro navio deve atracar no porto em 2026. 

A obra tem valor previsto de R$ 6 bilhões com recursos privados.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 ago, 2025

APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.