A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou, nesta segunda-feira (21), a Audiência Pública 03/2023, que trata das contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos estudos para arrendamento da instalação portuária denominada MCP 03, no Porto Organizado de Santana (AP).
O terminal, destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, especialmente soja e milho, teve os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) elaborados pela Infra S.A. e aprovados pela diretoria da ANTAQ em junho deste ano.
A audiência contou a presença do diretor da ANTAQ e relator do processo de concessão do terminal amapaense, Alber Vasconcelos, que destacou a importância estratégica do porto no Arco Norte. Também falou sobre o empreendimento e a expectativa de investimentos na área.
“Todo porto é importante. O de Santana tem localização geográfica estratégica, com saída para o Atlântico próximo à Barra Norte, Ilha do Marajó. A estimativa é que na área brownfield de 11.680 m² sejam investidos cerca de R$ 89 milhões, dos quais R$ 20 milhões serão somente em melhorias da infraestrutura existente. O terminal também terá uma capacidade dinâmica de movimentação de um milhão de toneladas”, disse.
Quem também participou da audiência pública foi o superintendente de Projetos Portuários e Aquaviários da Infra S.A, Fernando Corrêa, que destacou que dentre as principais premissas do estudo realizado pela Infra SA está a de promover a competição interportuária do Arco Norte do Brasil.
Além do diretor da ANTAQ e do superintendente da Infra S.A, estiveram presentes a presidente da Comissão Permanente de Licitação e Arrendamentos Portuários da Agência e mediadora da audiência, Patrícia Gravina, da diretora de Programa da Secretaria Adjunta de Infraestrutura Econômica do PPI da Casa Civil, Amanda Seabra, e do presidente da Companhia Docas de Santana Edival Cabral Tork.
Ao todo foram quatro contribuições feitas, sendo duas de maneira escrita e duas orais na audiência. O período de Consulta Pública seguirá até 25 de agosto. Caso o interessado tenha interesse em contribuir, confira a seguir.
Serão consideradas pela Agência apenas as contribuições, subsídios e sugestões que tenham por objeto as minutas colocadas em consulta e audiência públicas. As contribuições poderão ser dirigidas à ANTAQ até as 23h59 do dia 25/08/2023, exclusivamente por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no sítio https://www.gov.br/antaq/pt-br, não sendo aceitas contribuições enviadas por meio diverso.
Será permitido anexar imagens digitais, tais como mapas, plantas e fotos, exclusivamente através do e-mail anexo_audiencia032023@antaq.gov.br, mediante identificação do contribuinte e no prazo estipulado neste aviso. As contribuições em texto deverão ser preenchidas nos campos apropriados do formulário eletrônico.
Caso o interessado não disponha dos recursos necessários para o envio da contribuição por meio do formulário eletrônico, poderá fazê-lo utilizando o computador da Secretaria-Geral (SGE) da Agência, em Brasília/DF, ou nas suas Unidades Regionais, cujos endereços se encontram disponíveis no sítio da ANTAQ.
Share
Read Also Other News
| 15 ago, 2025
APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação
Read more
| 15 ago, 2025
Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA
Read more
| 15 ago, 2025
Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.