ANTAQ realiza audiência pública sobre metodologia para definição do Custo Médio Ponderado de Capital no setor portuário
De acordo com a nova metodologia, serão definidos WACC’s específicos para os diferentes tipos de terminais, correspondentes às principais naturezas de cargas do setor portuário.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ realizou, nesta terça-feira (19), em sua sede, em Brasília, audiência pública referente à consulta pública para obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento da proposta de modelagem para definição do Custo Médio Ponderado de Capital – WACC aplicado ao setor portuário, diferenciado por natureza de carga. Com a metodologia, a Agência pretende atualizar o cálculo do WACC, tornando mais atrativos os investimentos no setor.

Aberta às 15h, a audiência pública nº 11/2019 foi presidida pelo superintendente de Outorgas da ANTAQ, Alber Vasconcelos, e secretariada pela secretária-geral da Agência, Joelma Barbosa. A mesa de trabalhos foi composta ainda pelo diretor da Agência, Adalberto Tokarski, pelo gerente substituto de Portos Públicos da Autarquia, Renildo Silva, e pelo procurador federal Guilherme Rodrigues.

De acordo com a nova metodologia, serão definidos WACC’s específicos para os diferentes tipos de terminais, correspondentes às principais naturezas de cargas do setor portuário, em conformidade com o Plano Nacional de Logística Portuária – PNLP 2015, contemplando as cargas de granel sólido mineral, granel sólido agrícola, granel líquido combustível, granel líquido agrícola, carga geral e cargas conteinerizadas e o transporte marítimo de passageiros.

Conforme salientou o diretor Adalberto Tokarski, a matéria impacta diretamente a atratividade do negócio portuário. “Com a segmentação das taxas de remuneração do capital em sete categorias, esperamos compatibilizar a taxa de atratividade de cada carga com o seu setor específico. Essa é a dinâmica que o país precisa no momento, ou seja, aumentando a qualidade regulatória com foco na atração de investimentos e uma boa sinalização para os investidores, sobretudo os estrangeiros”, afirmou.

A ANTAQ passou a adotar o modelo do WACC para calcular o custo de capital do setor portuário em 2007. A referida metodologia foi instituída pela Agência ainda na vigência da Lei nº 8.630/1993, então marco regulatório dos portos. Agora, com a abertura de consulta e audiência públicas, a Agência coloca para o mercado matéria relevante em que vem trabalhando nos últimos meses.

“O WACC engloba a remuneração de todo o capital da empresa, abrigando tanto a parcela relativa ao capital próprio quanto ao capital de terceiros. Trata-se de um parâmetro para a taxa de retorno de risco do setor no qual a empresa e seus serviços estão inseridos, de forma a garantir a atratividade adequada aos investidores”, explicou o gerente substituto de Portos Públicos da Autarquia, Renildo Silva, durante a apresentação que antecedeu os debates.

“Essa atratividade adequada – prosseguiu Silva – torna possível a melhoria da qualidade e a expansão do serviço. Assim, é essencial que essa taxa venha a ser definida em valor apropriado e reflita o risco inerente de cada segmento, a fim de que haja o fomento e o incentivo necessários”.

Os interessados em contribuir para o aprimoramento da proposta em consulta pública poderão encaminhar suas sugestões à Autarquia até às 23h59 do dia 04/12/2019, exclusivamente por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no portal da Agência (www.portal.antaq.gov.br), em Audiências e Consultas Públicas, audiência pública nº 11/2019.

Fonte: ANTAQ, 19/11/19.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 abr, 2025

Ouvidorias da ZPE Ceará e do Complexo do Pecém são destaque em avaliação da CGE com classificações Ouro e Prata

Read more
Agência Porto
| 15 abr, 2025

Porto do Rio amplia calado para 15,30m e está pronto para receber navios de até 366 metros

Read more
Agência Porto
| 15 abr, 2025

Comitiva da ANTAQ realiza visita técnica sobre megaterminal no Porto de Santos (SP)

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.