ANTAQ realiza audiência virtual sobre metodologia para determinar abusividade na cobrança de sobre-estadia de contêineres
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ realizou nesta quinta-feira (22) a etapa virtual da Audiência Pública nº 13/2021, que visa obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento do Tema 2.2 da Agenda Regulatória Biênio 2020/2021 - "Desenvolver metodologia para determinar abusividade na cobrança de sobre-estadia de contêineres".

Os trabalhos da audiência virtual foram conduzidos pelo superintendente de Regulação da Agência, Bruno Pinheiro, e secretariados pelo secretário-geral da Agência, Paulo Morum, e contaram com a participação dos diretores da ANTAQ, Eduardo Nery (diretor-geral) e Adalberto Tokarski, do gerente de Regulação da Navegação Marítima da Autarquia, Sérgio Oliveira, e dos especialistas das gerências de Regulação da Navegação Interior, Pedro Soares, e de Desenvolvimento e Estudos, Rodrigo Trajano.

Pelo lado do mercado, participaram representantes de terminais de contêineres, empresas de navegação, despachantes de carga e provedores de logística, e usuários (importadores e exportadores), entre outros.

A audiência virtual em si tem por finalidade debater e tirar dúvidas sobre a resolução que está em consulta pública no portal da Agência. As contribuições e sugestões para essa proposta de norma deverão ser enviadas para ANTAQ até às 23h59 do dia 28/07/2021, por meio de questionário eletrônico que está disponível no portal da Autarquia.

As minutas jurídicas e os documentos técnicos da consulta/audiência pública nº 13/2021 estão disponíveis no endereço eletrônico: https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/participacao-social/.

Saiba mais

A Agência já regulou a matéria, por meio da Resolução Normativa nº 18/2017, e vem trabalhando na formulação de procedimentos metodológicos sistematizados que vão servir para análise de possíveis abusividades na cobrança de sobre-estadia de contêineres por parte dos transportadores marítimos. Em relação ao tema, previsto na sua Agenda Regulatória do período 2020/2021, a ANTAQ realizou a Tomada Pública de Subsídios nº 03/2020/SRG, encerrada em 03/11/2020; o Relatório de Análise de Impacto Regulatório - AIR preliminar; e a audiência/ consulta pública nº 13 – que prossegue em andamento até o dia 28/07/2021.

Para subsidiar a regulação, a ANTAQ também realizou estudo sobre a matéria, denominado Experiência Internacional na Regulação da Sobre-Estadia de Contêineres. O documento, recentemente apresentado ao mercado, levanta a natureza jurídica, a experiência internacional e a cobrança dessa taxa no Brasil em comparação aos valores praticados no exterior.

Para implementação das opções regulatórias sugeridas e aperfeiçoar o conteúdo da RN nº 18, a ANTAQ deverá editar duas resoluções. A primeira apresentará à sociedade e ao mercado a motivação e a justificativa técnico-jurídica para a adoção do conceito de sobre-estadia, enquanto o segundo normativo contemplará os novos procedimentos técnicos/administrativos que a ANTAQ adotará para apreciar os casos concretos de possíveis abusividades na cobrança da demurrage.

A sobre-estadia de contêiner ou demurrage é a quantia diária convencionada pelas partes em favor do proprietário ou possuidor do contêiner, decorrente da sua não-devolução no período pactuado de franquia livre (free time), e tem duas finalidades: promover o ressarcimento das perdas e danos do armador e compelir a devolução do contêiner. O dono da carga, contudo, ficará isento da sua cobrança se não extrapolar o prazo acordado com o transportador marítimo; é a chamada livre estadia (free time).

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.