ANTT avança na regulamentação das concessões ferroviárias com integração de videomonitoramento ao CNSO
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alcançou um novo marco no processo de modernização e regulação do transporte ferroviário brasileiro. Em cerimônia realizada no Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO), em Brasília (DF), foi inaugurado um painel de supervisão de informações ferroviárias e concluída a integração do videomonitoramento das Passagens em Nível (PNs) automáticas das concessionárias Vale ao CNSO.

A iniciativa representa um passo decisivo para a implementação da Norma nº 2 do Regulamento de Concessões Ferroviárias, que estabelecerá diretrizes claras para a padronização e fiscalização das operações. A norma, atualmente em elaboração pela Gerência de Regulação Ferroviária (GEREF), tem conclusão prevista para o início de 2026, e a integração tecnológica já em curso antecipa diretrizes fundamentais do novo marco regulatório.

O projeto é conduzido pela Gerência de Fiscalização de Infraestrutura e Serviços (GECOF), vinculada à Superintendência de Transporte Ferroviário (SUFER), que liderou a conexão do CNSO ao sistema de monitoramento das passagens em nível automatizadas das Estradas de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e Carajás (EFC). O sistema, desenvolvido pela concessionária Vale como parte das contrapartidas assumidas na prorrogação antecipada dos contratos de concessão, utiliza sensores que detectam a aproximação de trens para acionar automaticamente cancelas, além de permitir o monitoramento remoto de interferências externas e o controle centralizado via Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa.

Com a integração, a ANTT passa a ter acesso em tempo real às imagens e dados operacionais gerados pelas concessionárias, fortalecendo a capacidade de fiscalização da SUFER e promovendo maior segurança viária. O painel inaugurado no CNSO é parte de uma solução-piloto que poderá servir como referência para projetos futuros da Agência, voltados à ampliação do acesso a dados estratégicos das operações ferroviárias.

“Trata-se de uma conquista concreta, que alia inovação tecnológica à evolução da regulação do setor. É um exemplo de como estamos preparando o Brasil para o transporte do futuro, com mais eficiência, segurança e transparência”, destaca Mariana Sanchez, chefe de gabinete da Superintendência de Transporte Ferroviário.

Sobre o CNSO

O Centro Nacional de Supervisão Operacional tem como missão oferecer um ambiente físico e tecnológico robusto para gerar conhecimento, pesquisa e soluções inovadoras no âmbito da supervisão, fiscalização e monitoramento dos transportes terrestres. Com ele, a ANTT busca consolidar um novo paradigma regulatório, mais ágil, digital e orientado por dados.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.