ANTT propõe novos rumos ao setor de ferrovias para 2023
De olho nas principais tendências de modelos ferroviários mundiais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu o consultor e especialista da ERA (European Union Agency for Railways), Peter Mihn, na última terça-feira (1º/11), para um debate sobre as principais tendências de certificação, modelagem e regulação do sistema ferroviário da ERA e demais países do mundo.

Os temas levantados durante o encontro ganharão destaque no próximo encontro do Programa de Experiência Técnica Internacional (PETI/ANTT), previsto para o primeiro semestre de 2023, na Alemanha.

 “Nosso maior interesse atual é ampliar a malha ferroviária brasileira para logística e transporte de passageiros, levando em conta processos de fiscalização, certificação e inspeção de acidentes, além da construção de uma legislação sólida. Precisamos conhecer de perto projetos inovadores com esta temática”, comentou Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.

“O modelo europeu é distinto da realidade do Brasil. A ERA possui mais administradoras, que atuam com as mesmas linhas. São situações que podem fazer a diferença ao modelo vertical de administração brasileiro. As ferrovias daqui têm a ganhar com a troca, principalmente em vistas ao aumento da malha nacional”, explicou Peter Mihn.

Previsão – Até o momento, o Brasil já possui requerimentos e autorizações para mais de 22 mil km de novas ferrovias, com investimentos previstos de R$ 295 bilhões, que podem gerar 3,6 milhões de empregos em todo o país. O próximo ano promete um salto no número de ferrovias concedidas em todo o território nacional, após a publicação da Lei º 14.273/2021, que, recentemente, foi regulamentada pela Resolução ANTT nº 5.987/2022, que autoriza a exploração de ferrovias pela iniciativa privada.

Programa de Experiência Técnica Internacional - O PETI é uma iniciativa da ANTT para promover capacitações internacionais aos servidores da casa. No planejamento estão previstas quatro edições por um ano, onde estão inclusos temas diversos voltados a ampliar conhecimentos técnicos e boas práticas, a serem disseminadas aos demais profissionais envolvidos. Durante a reunião, houve também, a negociação para envio de profissionais da ANTT a visitas técnicas em ferrovias, que hoje são modelo na Europa.

Read Also Other News

Agência Porto
| 28 Mar, 2024

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos conhecem projetos de ampliação do Porto de Aratu-Candeias

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

“Criando uma corrente de respeito”: com esse slogan, ANTAQ e MPor apresentam o Guia de enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.