Anunciado novo investimento para o Porto do Itaqui
O plano de expansão do Porto do Itaqui obteve mais um avanço na última semana, com a qualificação de uma área brownfield (terminal já existente e em operação) para arrendamento por meio do PPI – Programa de Parcerias de Investimentos. Trata-se do IQI14, que abrange a área de 43,404 mil metros quadrados dedicado à movimentação e armazenagem de granéis líquidos combustíveis, atualmente arrendado para a Petrobras.

“A exemplo do sucesso que tivemos no início do ano, com o leilão dos terminais IQIs 03, 12 e 13, este é mais um passo importante para a consolidação do Porto do Itaqui como um grande hub regional de combustíveis. É um projeto brownfield que terá seu contrato renovado com previsão de investimentos em ampliação”, afirmou o presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago. “É mais desenvolvimento, mais arrecadação e mais geração de empregos para o Maranhão”, completou.

O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira, 18. Além do Itaqui, foram qualificados outros sete terminais nos portos de Porto Alegre, Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Ilhéus e Mucuripe.

Na prática, o anúncio significa que esses empreendimentos são prioritários para a realização de leilões, com investimentos da iniciativa privada. A expectativa é de que esses leilões ocorram no segundo semestre de 2022.

Os estudos necessários para definição dos valores de investimento para instalação desse novo terminal no porto público do Maranhão estão sendo desenvolvidos pela EPL. Atualmente a área está ocupada pela Transpetro e BR Distribuidora (VIBRA).

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 mai, 2026

Diretor-Geral da ANTT alerta que cortes nas agências colocam em risco concessões bilionárias, fiscalização e segurança jurídica no Brasil

Read more
Agência Porto
| 29 mai, 2026

Secretário de ferrovias defende união entre setor público e privado para impulsionar as ferrovias no Brasil

Read more
Agência Porto
| 29 mai, 2026

Suape Energia inaugura primeiro motor do mundo movido a etanol para geração termelétrica

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.