Após 54 dias, navio Xin Guang Hua conclui sua missão
Em uma operação inédita, o maior navio submersível doca do mundo, o Xin Guang Hua, concluiu sua viagem de 54 dias entre os portos de São Sebastião, no Litoral Norte do Estado, e Zhoushan, na China. A embarcação transportou outro cargueiro, o Chipol Taihu, que teve problemas nos sistemas de propulsão e de geração de energia e ficou a deriva até ser rebocado. A manobra envolveu a Praticagem de São Paulo, especialistas da Marinha do Brasil e as empresas Cosco Shipping e AWS Service.

As duas embarcações são da mesma operadora, a Cosco China, que montou esse esquema delicado para garantir que o navio e sua valiosa carga, de cerca de 40 mil toneladas de toras de madeira, fossem levados com segurança até o país asiático.


Xin Guang Hua, de Hong Kong, tem 255 metros de comprimento e um convés do tamanho de dois campos de futebol. Ele submergiu parcialmente até a profundidade de 27 metros, para receber em seu convés-plataforma o navio Chipol Taihu, de 188 metros de comprimento, carregado com toras de madeira.









Chipol Taihu foi descarregado na última sexta-feira, concluindo uma missão arriscada e ousada. Foram várias reuniões preparatórias para escolher o local ideal para a manobra, como explica o presidente da Praticagem de São Paulo, Carlos Alberto de Souza Filho.

“Nossa equipe achou um lugar com 33 metros de profundidade, protegido das ondas do mar aberto e onde a operação não atrapalharia as operações do porto e nem provocaria danos ambientais. Foi um trabalho em equipe realizado com muitos cálculos e todos os cuidados com a segurança, pois qualquer toque entre dois navios causa um estrago grande”, destacou o prático.





O navio foi colocado a 27 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de oito andares. Depois, foi mantido alinhado contra a corrente e o vento, usando os rebocadores.

Fonte: A Tribuna, 19/01/2020.

Read Also Other News

Agência Porto
| 04 fev, 2026

Governo brasileiro ratifica Convenção TIR e destrava ‘passaporte de cargas’ para a Rota Bioceânica

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Alckmin: governo vai trabalhar com o Congresso para a votação célere do acordo Mercosul-UE

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Arrendamento no Porto de São Sebastião pode alterar mapa logístico de SP

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.