APS assina contrato com Fundação Valenciaport para descarbonização do Porto de Santos
A Autoridade Portuária de Santos (APS) assinou nesta terça-feira (14/10), no escritório da empresa em São Paulo, contrato com a Fundação Valenciaport para a elaboração de um Plano de Descarbonização e de um Plano Diretor Energético (PDE) para o Porto de Santos. O contrato prevê a entrega desses estudos no prazo de 22 meses.

O Plano de Descarbonização tem como objetivo traçar diretrizes e metas para descarbonizar as operações de todo o complexo portuário da Baixada Santista – o que inclui as atividades tanto da APS como dos terminais portuários, dos navios que operam no Porto e dos modais de transporte ferroviário e rodoviário.

Por sua vez, o PDE irá traçar diretrizes e ações para que o Porto de Santos possa transicionar da energia oriunda de combustíveis fósseis, altamente emissora de CO2, para fontes energia cada vez mais limpa. O plano vai revelar em detalhes como o complexo portuário consome energia hoje, mostrando o quanto de cada tipo de energia o Porto utiliza e o que será necessário para operar com mais sustentabilidade no futuro.

Entre outros estudos, o PDE fará a projeção de como será a transição energética do transporte marítimo em escala global. É um dado conhecido que hoje apenas 10% só dos navios do mundo estão adaptados para combustíveis alternativos, não fósseis. Sabe-se, também, que os armadores internacionais começam a produzir navios movidos a gás e a hidrogênio, entre outras fontes menos emissoras de CO2, além de adaptar as embarcações a diesel.

Por essa razão, a APS precisa antecipar-se a esse movimento para que o Porto de Santos possa receber esses navios no futuro, contando com a infraestrutura necessária para reabastecimento.

“São duas pautas que serão implementadas de forma inovadora no Porto de Santos”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini. “Um contrato muito importante, pois trará boas soluções para a transição energética do Porto do futuro”, ressaltou.

O desenvolvimento desses planos está a cargo da Fundação Valenciaport, um centro de pesquisas vinculado à Autoridade Portuária de Valência (APV) – que administra os portos de Valência, Gandia e Sagunto, no mar Mediterrâneo, Espanha. “É uma instituição que se notabilizou internacionalmente pela implementação de soluções de transição energética e de planejamento do setor portuário para o uso das energias renováveis do futuro”, destacou Pomini.

O diretor-geral da Fundação Valenciaport, Antonio Torregrosa, assinou o contrato em nome da instituição espanhola. “O Porto de Valência possui uma larga tradição em iniciativas ambientais para contribuir com a descarbonização do Porto de Santos”, afirmou o executivo.

Desde a sua criação, a Fundação Valenciaport já desenvolveu projetos em mais de 60 países, principalmente na região do Mediterrâneo, Europa, Ásia e América Latina. O contrato com a APS envolve recursos que totalizam R$ 3,28 milhões.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 dez, 2025

Porto de Natal registra maior movimentação de novembro em três anos e impulsiona crescimento

Read more
Agência Porto
| 10 dez, 2025

Logística e juros travam competitividade das exportações brasileiras, aponta CNI

Read more
Agência Porto
| 10 dez, 2025

Porto de Santos está entre organizações mais eficientes do país, segundo publicação nacional

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.