APS-Itajaí conquista nova licença ambiental com foco em crescimento sustentável e inovação operacional
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu ao Porto de Itajaí uma nova Licença Ambiental de Operação (LAO N° 1386/2025), válida por 48 meses. É um marco na gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS) do complexo catarinense.

A licença substitui a permissão anterior, que vence neste mês. Mas, como explica Sidnei Aranha, superintendente de Meio Ambiente da APS, trata-se de uma licença inteiramente nova, e não de uma simples renovação.

“A nova licença alinha-se às projeções de expansão da APS, que assumiu o porto em janeiro, e combina eficiência logística com rigor ambiental”, avalia Aranha.

“As autoridades de Santa Catarina reconheceram o trabalho sério realizado pela APS e abraçaram nossos programas ambientais, com destaque para a parceria com a Univali”, completa o superintendente.

O presidente da APS, Anderson Pomini, saudou o trabalho coletivo das equipes de Santos e Itajaí, bem como a atenção do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. 

“Em apenas quatro meses, conseguimos realizar todo o processo necessário para conquistar a licença, já em uma perspectiva de crescimento e de quebra de recorde de movimentação de cargas, marca registrada da Companhia”, afirma Pomini.

Compromisso com a sustentabilidade

A licença incorpora 16 programas ambientais detalhados, incluindo o monitoramento contínuo da qualidade das águas do Rio Itajaí-Açu, com 288 amostras anuais, e análises trimestrais de sedimentos para metais como chumbo e mercúrio.

A dragagem de manutenção, essencial para a navegabilidade, utilizará Polígonos de Disposição Oceânica (PDOs) com capacidade para 31,4 milhões de m³ de sedimentos, suficientes para uma década de operação. 

Medidas como barreiras de contenção para granéis líquidos, controle de poeira durante o transporte de cargas sólidas e o uso de drones para monitorar a dispersão de sedimentos destacam o caráter inovador do plano.

O Porto também ampliou seu Plano de Emergência Individual (PEI), garantindo resposta imediata a incidentes ambientais. Além disso, programas de educação ambiental mensais visam engajar comunidades locais, pescadores e colaboradores em práticas sustentáveis.

Resultados

Desde a chegada da APS, o Porto de Itajaí registrou um salto de 125% no faturamento nos 100 primeiros dias, alcançando R$ 50 milhões no período. João Paulo Tavares Neto, superintendente do Porto, reforça também o impacto direto na arrecadação do ISS para o município, que totalizou R$ 900 mil no primeiro trimestre.

“Hoje o Porto de Itajaí está forte e ‘bombando’ com navios de carga chegando a todo momento. Além disso, tivemos a melhor temporada de cruzeiros da história. Isso significa melhora na economia da cidade”, analisa.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.