ATP promove debate no próximo dia 24/10 sobre a regulação do setor portuário
Na próxima terça-feira (24), a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) promoverá encontro com mais de 200 executivos do setor portuário, em Brasília. O tema desse ano é “A experiência regulatória internacional”. O evento contará com a presença dos palestrantes Paul Davey, chefe de Assuntos Corporativos da Hutchison Port Limited; Mike Sealy, gerente-geral da Stolthaven Terminals; e Otto Bottger, gerente comercial da DP World.

“O país tem avançado substancialmente em sua trajetória regulatória, mas ainda é preciso debater o tema uma vez que o Brasil adota dois tipos de sistemas de exploração do setor portuário”, comenta Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP.

Um deles é o sistema Landlord, no qual o governo é investidor da infraestrutura portuária e a inciativa privada investe na operação das instalações dos portos organizados. Já o outro sistema, praticado no Brasil e em outros países, é o do Terminal de Uso Privado (TUP). No caso do TUP, todo o risco do empreendimento e o investimento fica a cargo da iniciativa privada.

“Dado a presença de dois sistemas que vem gerando resultados positivos para o Brasil, é fundamental a troca de experiências entre países. É por meio da troca de informações e de conhecimento que se garante o desenvolvimento de qualquer área estratégica de uma nação, inclusive, no âmbito regulatório”, avalia Barbosa.

Fonte: Portos e Navios, 19/10/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 Mai, 2024

Santos Brasil registra R$ 147,8 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Read more
Agência Porto
| 09 Mai, 2024

Transporte de contêineres via cabotagem pela TCP reduz a pressão sobre o fluxo de caminhões nas rodovias do país

Read more
Agência Porto
| 09 Mai, 2024

Atração de investimentos e aumento na movimentação de cargas nos portos da Bahia são discutidos na CODEBA

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.