Com o intuito de garantir operações e atendimentos mais ágeis e seguros na área portuária, a Autoridade Portuária Federal na Bahia - Codeba está implantando soluções tecnológicas nos sistemas de acesso, que vão aumentar a eficiência do registro de dados nos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, que movimentam mais de 12 milhões de toneladas de carga anualmente. As intervenções foram iniciadas no fim de 2023 e estão em fase de teste. O investimento da Autoridade Portuária é de mais de R$ 10 milhões.
Entre as tecnologias adotadas, estão as câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que possibilitam o registro de imagens de identificação das placas dos veículos e do número de contêineres transportados. Além disso, o projeto de modernização inclui sistemas de iluminação avançados e sensores que garantem maior segurança e precisão na movimentação de cargas e pessoas aos terminais.
Também está sendo desenvolvido um sistema de leitura facial e outros dispositivos de segurança que visam proteger os usuários e as operações, proporcionando inovação e a melhoria dos serviços prestados.
Essas ações atendem a demandas de mais de uma década de toda comunidade portuária, que abrange os arrendatários, operadores e os órgãos públicos e de controle. “As intervenções, que estão em andamento e em fase de teste, reforçam o compromisso da Codeba em aprimorar cada vez mais a infraestrutura portuária. Há muito tempo não se tinha tantos investimentos e ações voltadas para a modernização e eficiência operacional dos portos baianos”, pontua o presidente da Autoridade Portuária da Bahia, Antonio Gobbo.
Share
Read Also Other News
| 02 jul, 2025
Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050
Read more
| 02 jul, 2025
Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura
Read more
| 02 jul, 2025
Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.