Autoridade Portuária de Santos recebe prêmio internacional por promover alianças estratégicas público-privadas
A Santos Port Authority (SPA), foi a vencedora do Prêmio de Excelência da Indústria Portuária AAPA-CIP 2022, na categoria “Parcerias Público-Privadas”, por promover alianças estratégicas público-privadas com stakeholders de diferentes entidades ou setores para o desenvolvimento portuário sustentável e eficiente. O prêmio foi concedido pela Secretaria do Comitê Interamericano de Portos (CIP) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Delegação da América Latina da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA).

Nesta segunda edição do Prêmio de Excelência da Indústria Portuária AAPA-CIP são reconhecidos os portos que demonstraram excelência em suas operações e contribuíram para a prosperidade econômica e social nas Américas. O prêmio foi aberto a portos públicos e privados, terminais e operadores portuários dos 35 Estados Membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A parceria com as empresas Wilson Sons e DockTech para aperfeiçoamento e uso de tecnologia inédita de monitoramento do leito marítimo, em tempo real, integra a estratégia da SPA de unir esforços com a comunidade portuária e agentes públicos e privados na busca de padrões e semelhanças em serviços, viabilizando seu compartilhamento para racionalizar investimentos e acelerar o processo de inovação em busca de maior eficiência operacional. A SPA estabeleceu outros três acordos de cooperação técnica com as startups Naval Port, Logshare e i4Sea para desenvolver sistemas tecnológicos inovadores no Porto de Santos. As soluções que estão em desenvolvimento são (i) a otimização do processo de programação e gestão dos berços de atracação, (ii) melhorias no processo de compartilhamento de carga (iii) previsões hiperlocais de mar e tempo para suporte a tomadas de decisão no planejamento e operação de atividades portuárias.

A parceria é resultado de um importante esforço da Companhia nos avanços da pauta Inovação e agenda essencial para o desenvolvimento sustentável do Porto. Em 2019 encaminhou a digitalização de serviços e desburocratização de normas com vistas a alcançar o modelo de Porto 4.0. A Autoridade Portuária também criou um Comitê de Inovação que avalia as iniciativas de soluções tecnológicas e recebeu o InovaPortos 2022, debatendo a cultura da inovação e as soluções tecnológicas para os portos brasileiros.

O Prêmio AAPA-CIP foi lançado em 2021 para apresentar iniciativas integrais de desenvolvimento portuário e reconhecer portos e terminais nas Américas por suas excelentes operações e contribuições para a prosperidade econômica e social de seus respectivos países. Naquela primeira edição, a SPA foi reconhecida pelo destaque de sua atuação durante a pandemia da Covid-19, vencendo na categoria “COVID-19 Pandemic Response”, por implementar protocolos de segurança internacionais e nacionais para o bem-estar de seus trabalhadores, executando procedimentos inovadores para evitar o contágio e ainda mantendo suas operações competitivas.

A AAPA e a CIP revelam que nesta segunda edição do Prêmio Colaborativo, o Comitê do Júri recebeu 24 inscrições de países da América do Norte, América Latina e Caribe e, em todos os casos, os candidatos demonstraram grande compromisso com a excelência em suas operações, melhorando as condições econômicas de suas comunidades e economias e promovendo alianças estratégicas com os principais interessados ​​em seus países.

Outras categorias

A APM Terminals Callao, Peru, também foi reconhecida na categoria “Tecnologia e Inovação”, por integrar tecnologia e processos inovadores em suas operações para aumentar a eficiência, a competitividade e melhorar a qualidade de seus serviços.

O Porto de Itaqui recebeu o prêmio na categoria “Desenvolvimento da Infraestrutura Portuária”, por expandir sua infraestrutura física portuária com impactos econômicos positivos (locais) concretos e mensuráveis.

Os premiados receberão reconhecimento em todo o Hemisfério Ocidental por meio de diversos canais de comunicação e mídia, incluindo a publicação nos sites da AAPA e CIP-OEA, e serão homenageados durante o 30º Congresso Latino-Americano de Portos, em Santos, de 28 a 30 de novembro de 2022.

Read Also Other News

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

Read more
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Publicado edital de licitação para dragagem no Porto de Ilhéus

Read more
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Audiência pública do terminal MUC04, localizado no Porto de Fortaleza (CE), é definida

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.