Autoridade portuária do Maranhão visita a Portos do Paraná em busca de excelência em gestão
Nesta terça-feira (29), a Portos do Paraná recebeu comitiva da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). A visita da companhia pública daquele Estado, segunda melhor gestão portuária do país, atrás apenas da paranaense, teve como foco o modelo de corredor de exportação e de importação aplicados no Porto de Paranaguá.

Responsável pelo Porto do Itaqui, a autoridade portuária do Maranhão foi representada pelo presidente Gilberto Lins, diretor de engenharia Ricardo Miranda e pelos gerentes Ellen Brissac (Contratos e Arrendamentos) e Hibernon Marinho (Logística).

O grupo foi recebido pelo diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e pelos diretores Marcus Freitas (Jurídico), Victor Kengo (Engenharia) e João Paulo Santana (Meio Ambiente).

Como recorda Garcia, no ano passado ambas as empresas públicas empataram como melhor gestão portuária do Brasil. Neste ano, a Portos do Paraná passou à frente, mas essa “competição” revela afinidades inclusive no comprometimento das duas administrações.

“São dois portos pujantes que, nos últimos anos vêm se destacam. Itaqui é também um porto exemplo para nós. São duas gestões fortes do Estado fortalecendo o desenvolvimento de seus portos”, afirma o representante da autoridade portuária paranaense.

Visitas como essa, segundo Garcia, favorecem trocas de experiências e melhores práticas. “Para que, no futuro, construamos um setor portuário nacional mais forte. O objetivo é sempre que cresçamos juntos”, completa.

“A gente veio conhecer, hoje, o case de sucesso que é a Portos do Paraná, que tem muito a nos ensinar sobre gestão e eficiência”, diz o presidente da EMAP, Gilberto Lins.

O interesse principal, segundo ele, é conhecer o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, para eles um benchmarking. “A gente quer implementar isso lá no Itaqui”, revela.

Outro destaque, durante a visita, foi o projeto Moegão que Lins classificou como um exemplo fantástico da busca de eficiência pela gestão portuária pública que, segundo ele, tem o importante papel de desenvolver e fomentar o crescimento dos Estados e do país.

“Nós temos que entender que os portos públicos têm que ter essa interação, integração e união. Temos que tirar esse conceito de portos concorrentes. Somos portos irmãos e nos complementamos”, completa o presidente da EMAP.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 ago, 2025

APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.