Autoridades discutem expectativas e desafios da expansão portuária no 1º Encontro Porto e Mar 2021
O 1º Encontro Porto e Mar 2021, realizado pelo Grupo Tribuna, aconteceu nesta quarta-feira (16) e contou com diversas autoridades portuárias, que discutiram os desafios operacionais para a expansão do Porto de Santos, no litoral paulista, informa o Portal G1 Santos. O evento ocorreu das 14h às 18h, dividido em três painéis com diferentes palestras, e foi transmitido pela internet para pessoas que se inscreveram previamente.

A abertura foi feita pelo diretor-presidente do Jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, que ressaltou as transformações vividas ao longo dos anos no Porto de Santos e os impactos da era digital. No primeiro painel, foram discutidos assuntos relacionados aos desafios operacionais para a expansão do complexo santista.

A primeira palestra abordou as operações com fertilizantes, e foi ministrada por Gustavo Zaitune, diretor de Compras Diretas da Yara International. Ele ressaltou que, apenas em 2020, 33 milhões de toneladas de fertilizantes foram importadas pelo Brasil. Em seguida, o gerente executivo de Logística Internacional da JBS, Clóvis Wessling, falou sobre os desafios das operações com proteína animal. A última palestra do primeiro painel foi comandada pelo diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Marcos Matos, que falou sobre as operações com o grão.

Na primeira parte do evento, a mesa foi composta pelo mediador e responsável pelo projeto Porto 360º Maxwell Rodrigues; pelo editor do caderno Porto & Mar de A Tribuna, Leopoldo Figueiredo; o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabio Lavor; o diretor de Logística na GM América do Sul, Neuton Togi Karassawa; e pelo diretor da Rumo Logística, João Almeida.

O segundo painel abordou tendências tecnológicas do setor portuário, e contou com palestra de abertura feita pelo prefeito de Santos, Rogério Santos (PSBD). Ele falou sobre os investimentos em tecnologia feitos pelo município, e ressaltou que o Porto tem papel fundamental para a área de tecnologia e inovação. Ele ainda afirmou que o Parque Tecnológico é uma ferramenta importante para a cidade.

O diretor do STC Group International, Albert Boss, fez uma palestra sobre tendências do profissional portuário para 2030. A gerente de TI da Brasil Terminal Portuário (BTP), Fabiana Alencar, falou sobre processos burocráticos do setor portuário e automação, citando, também, que a tecnologia é a maneira de resolver esses processos.

Neste segundo painel, além do mediador e do editor de Porto & Mar, a mesa foi composta pelo presidente da Câmara de Santos, Adilson Jr; o gerente de TI da DP World, Elder Coppi; e a gerente de Sistemas da Santos Brasil, Adriana Augusto.

No terceiro e último painel do evento, o professor e doutor em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gesner Oliveira, falou sobre as expectativas para a economia do Brasil em 2022. De acordo com a avaliação do professor, a agropecuária resistiu ao choque da pandemia.

Gesner Oliveira ainda apontou que a adaptabilidade digital de empresas, medidas anti-crise e as limitações do distanciamento social nos países em desenvolvimentos podem explicar o desempenho da economia, que foi melhor do que anteriormente projetado. Por fim, ele reiterou que o setor de infraestrutura é essencial para a retomada da economia, que está se recuperando.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.