BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador S.A., subsidiária integral da Wilson Sons, voltado à expansão e modernização do terminal de contêineres do Porto de Salvador (BA), com a ampliação do pátio de armazenagem e aquisição de novos equipamentos.

O investimento financiado com recursos do Fundo da Marinha Mercante contempla a ampliação do pátio de armazenagem, a aquisição de novos equipamentos portuários, nacionais e importados, e a execução de obras de infraestrutura e modernização tecnológica. A iniciativa visa atender à crescente demanda por movimentação de contêineres e elevar o patamar operacional do terminal. Durante a fase de implantação, estima-se a geração de aproximadamente 1.400 empregos diretos e indiretos.

Com a conclusão do projeto, o Tecon Salvador mais que dobrará sua capacidade de movimentação anual, passando dos atuais 553 mil TEUs para mais de 1 milhão de TEUs – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés. A nova configuração operacional trará ganhos relevantes de eficiência, segurança e produtividade, com o número de movimentos de carga no cais aumentando de 70 para mais de 100 contêineres por hora.

“A expansão do terminal de Salvador contribuirá para reduzir gargalos logísticos, fortalecer a integração comercial entre os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte — sobretudo Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins — e os mercados externos, além de ampliar a competitividade das exportações nacionais. A localização estratégica do terminal, equidistante do Canal do Panamá e do Cabo Horn, permite conexões eficientes com as rotas marítimas para a Europa, África, Ásia e América do Norte. Essa iniciativa está alinhada à política comercial do governo federal e do presidente Lula, que busca estimular a exportação de produtos com maior valor agregado”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

"O contrato de financiamento, firmado com o BNDES  reforça nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da infraestrutura portuária brasileira. Os investimentos no Tecon Salvador ampliarão a capacidade do terminal, gerarão emprego e renda na Bahia e reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento da região", destaca o diretor financeiro da Wilson Sons, Michael Connell.

BNDES Azul – Em janeiro de 2024, o Banco lançou a iniciativa BNDES Azul, uma frente para desenvolver a economia azul brasileira com investimentos focados em pesquisas, por meio do Planejamento Espacial Marítimo (PEM), na descarbonização da frota naval e na infraestrutura portuária. Pesca, turismo, transporte marítimo e fluvial, exploração de petróleo, bioenergia e preservação de sítios ambientais são algumas das atividades desenvolvidas.

Read Also Other News

Agência Porto
| 05 nov, 2025

Porto de São Sebastião conclui dragagem e amplia segurança para navios de grande porte

Read more
Agência Porto
| 05 nov, 2025

Audiência pública sobre a navegação interior será realizada na próxima segunda-feira (10)

Read more
Agência Porto
| 05 nov, 2025

Ministro Silvio Costa Filho assina nova portaria da Guarda Portuária para fortalecer segurança nos portos organizados

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.