Boletim de Logística: na edição de agosto, a abordagem ESG e a infraestrutura de transportes
A renovação da frota de veículos destinados ao transporte de cargas e a expansão do uso de combustíveis renováveis estão entre as medidas que o Brasil precisa implementar para continuar a reduzir a emissão de gases de efeito estufa e cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris para o ano de 2030. É o que mostra a edição de agosto do Boletim de Logística da Infra S.A., que aborda a Agenda ESG no setor de transportes e contextualiza as ações voltadas para o tema.

De acordo com o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, o desafio do setor de transportes é grande no sentido de atingir as metas estabelecidas nos acordos internacionais voltadas à redução de emissões. “A pauta tem avançado muito e é preciso que isso aconteça, uma vez que a infraestrutura de transportes deve reduzir externalidades negativas provenientes da própria atividade, não somente com relação a emissões de gases poluentes, mas a congestionamentos, acidentes de trânsito, desgaste de pavimento, entre outros fatores”.

O leitor encontrará também nesta edição dados e análises sobre a ampliação do uso de biocombustíveis de baixa emissão líquida de carbono, a adoção de veículos elétricos e híbridos, o incentivo ao transporte ferroviário, fluvial e de cabotagem como alternativas que envolvem o fomento à pesquisa e inovação tecnológica, direcionados ao desenvolvimento de sistemas logísticos e de transporte sustentáveis, como elementos fundamentais para o atingimento das metas globais de emissões.

Confira esta e outras edições do Boletim de Logística aqui.

O Boletim

Produzido e publicado pelo Observatório Nacional de Transporte (ONTL) da Infra S.A. desde 2020, o Boletim de Logística oferece à sociedade, aos formuladores de políticas públicas e a todo o setor de transportes levantamentos e análises de temas relacionados ao comportamento da logística de movimentação de cargas e passageiros do país.

Os dados são levantados a partir de bases de dados disponibilizadas por parceiros mediante acordos de cooperação técnica com órgãos dos governos federal, estaduais e municipais, bem como entidades privadas e organismos internacionais (confira aqui os parceiros). Em contrapartida, os dados coletados são transformados em uma fonte única de informações analíticas capaz de subsidiar o planejamento logístico e atender demandas de pesquisa de diversos setores da sociedade.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Ministro Silvio Costa Filho lança licitação do canal de acesso ao Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.