BR do Mar pretende equilibrar matriz de transporte brasileira e incentivar indústria
Atualmente em tramitação no Senado Federal, o Projeto de Lei 4.199/2020, que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, vai equilibrar a matriz de transportes brasileira, incentivar a indústria e, de quebra, reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Estes são alguns dos benefícios da medida, que foi discutida nesta sexta-feira (20) em audiência pública da Casa.

“A BR do Mar constituirá grande avanço na cabotagem brasileira, realmente vai incentivar. Isso não é um chute, a gente tem essa percepção em função das conversas que a gente tem com o mercado. São novos entrantes interessados em operar cabotagem, segmentos da indústria que hoje não trabalham cabotagem e pretende trabalhar”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Com o projeto, será possível incentivar a concorrência, criar rotas e reduzir custos. Entre outras metas, o MInfra pretende ampliar o volume de contêineres transportados, por ano, de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a 20 pés), em 2019, para 2 milhões de TEUs em 2022, além de ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos, excluindo as embarcações dedicadas ao transporte de petróleo e derivados.

MEIO AMBIENTE – No debate, convocado pelo relator do projeto, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, destacou que o Br do Mar tem o poder de reduzir da emissão de gases poluentes em comparação com as demais alternativas logísticas.

“A cabotagem é uma alternativa logística que traz grandes vantagens para nossas cadeias. Podemos reduzir custos de frete em até R$ 1.7 bilhão por ano e o montante final, precificado com as vantagens sociais, econômicas e ambientais, nós estamos falando em um potencial de redução nos custos no valor de R$ 3 bilhões anuais”, reforçou o secretário.

Read Also Other News

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.