"Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações", afirma Renan Filho, no Japão
O ministro dos Transportes, Renan Filho, participou, ao lado do presidente Lula, de um encontro com empresários da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) no Japão, nesta terça-feira (25). O foco da reunião foi a negociação para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira, uma medida estratégica para alavancar a economia do Brasil, com foco no setor agropecuário. Ao final da reunião, o ministro Renan Filho destacou aos jornalistas que um dos pontos fortes para a expansão da capacidade de exportação do Brasil passa pelo fortalecimento da estrutura logística que obteve avanços históricos nos últimos dois anos. “Construímos novos caminhos logísticos capazes de transportar a nossa produção com agilidade e segurança para dentro e fora do país. Mais exportação significa mais produção no Brasil, mais emprego e mais renda para o povo brasileiro”, pontuou.

O presidente Lula lembrou que, em 2011, o fluxo comercial entre Brasil e Japão chegou a 17 bilhões de dólares. Hoje, está na casa dos 11 bilhões. “Significa que, de pronto, a gente tem seis bilhões para recuperar nessa visita”, afirmou Lula. “Obviamente que comércio exterior é via de duas mãos. A gente tem que vender e a gente tem que comprar”. O ministro Renan Filho pontuou que o Brasil  é atualmente a maior potência na exportação de alimentos do planeta. Segundo ele, "a soma das condições brasileiras" coloca o Brasil em uma posição vantajosa para negociar globalmente. Renan Filho citou o aumento de 15 milhões de toneladas de soja na produção nacional, o que representa a produção inteira da Índia, o quinto maior produtor de soja do mundo. O mesmo ocorre com a exportação de carne bovina, que cresceu 22% de um ano para o outro. "Isso significa que o país tem a capacidade de dobrar o volume de carne exportada a cada quatro anos", afirmou.

Além das negociações comerciais, a visita também visa impulsionar parcerias em tecnologia e sustentabilidade, áreas em que o Japão é uma referência mundial. A relação diplomática entre o Brasil e o Japão completou 130 anos, e essa missão visa expandir o diálogo e criar novas oportunidades de cooperação entre os países.

Renan Filho ressaltou que a potência do Brasil na exportação de alimentos não apenas fortalece a economia nacional, mas também garante ao país uma posição geopolítica forte. "Se é importante quem exporta energia ou minério, imagina quem tem a capacidade de exportar o que as pessoas comem", disse, enfatizando a importância estratégica do setor agropecuário brasileiro no cenário global. Ele expressou otimismo com o momento de finalmente abrir o mercado japonês para a carne brasileira, o que também pode abrir portas para outros mercados internacionais.

A missão, liderada pelo presidente Lula e com a participação de Renan Filho, reflete a estratégia do Governo Federal de expandir suas parcerias comerciais e ampliar a presença do país no cenário econômico mundial, promovendo o crescimento sustentável e melhorando a qualidade de vida da população. Também participaram da reunião, os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.