Cabotagem tem a maior movimentação da série histórica para o mês de julho
Com recordes seguidos, o setor portuário teve mais um mês com diversos resultados positivos. A cabotagem - transporte de mercadorias e passageiros entre portos do mesmo país - movimentou 26 milhões de toneladas de cargas em julho. Um crescimento de 2,09%. 

Esse é o maior volume de cargas para a cabotagem no mês de julho desde o início da série histórica, em 2010. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). 

A navegação de longo curso também teve recorde para o sétimo mês do ano. Com alta de 5,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, foram movimentados 90,8 milhões de toneladas de cargas. A navegação interior, por sua vez, movimentou 7,8 milhões de cargas.

Movimentação total

Em julho, o setor aquaviário movimentou 124,7 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 4,16%, frente ao mesmo mês de 2024. O que também representa um recorde para o período. A movimentação acumulada, entre janeiro e julho, soma 780,4 milhões, alta de 1,76%.

A movimentação nos portos públicos cresceu 4,32% e 4,07% nos Terminais de Uso Privado (TUPs) em julho. Esse foi o maior volume de cargas registradas nas instalações portuárias para o mês. 

Entre os 20 portos públicos que mais movimentaram no país, o com maior crescimento percentual no sétimo mês do ano foi o Porto de São Francisco do Sul (SC). A instalação, que movimentou 1,7 milhão de toneladas, cresceu 51,04%.

Outro destaque do período é o Porto de Itajaí (SC), que no mês de julho movimentou 0,42 milhão de toneladas de cargas.

Por sua vez, entre os 20 TUPs que mais movimentaram no período, o com o maior crescimento é o Terminal Marítimo Ponta Ubu (ES), com alta de 61,68%. A instalação movimentou 1,2 milhão de toneladas de cargas.

Perfis de carga

A alta na movimentação foi puxada pelos recordes nas movimentações das cargas conteinerizadas, nos granéis sólidos e nas cargas gerais. As cargas conteinerizadas atingiram movimentação de 13,9 milhões, um aumento de 3,32% frente a julho do ano passado.

Desse total, 9,3 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso, 4,5 milhões por cabotagem e 0,1 milhão por navegação interior e apoio portuário. Em TEUs, a movimentação de contêineres foi de 1,3 milhão.

Os granéis sólidos, que representaram 61,4% de tudo que foi movimentado pelos portos brasileiros, registraram 76,6 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 3,73%. Carga geral apresentou alta de 0,89% no sétimo mês do ano, com movimentação de 5,4 milhões.

Os granéis líquidos apresentaram movimentação de 28,8 milhões de toneladas de cargas em julho deste ano e um crescimento de 6,38%.

Mercadorias

Entre os destaques percentuais de mercadorias movimentadas em julho estão os Resíduos da Extração do Óleo de Soja, com crescimento de 23,71% e 2,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas; a Soja, com alta de 21,72% e 13,1 milhões movimentados; e o Sal, com aumento de 19,62% e 0,6 milhão movimentados.

Painel Estatístico

O Painel Estatístico da ANTAQ está disponível no site da Agência e pode ser acessado via smartphones e tablets. Na consulta eletrônica, podem ser checados dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, além da movimentação portuária de contêineres.

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 out, 2025

Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto de Paranaguá

Read more
Agência Porto
| 22 out, 2025

Terminal de offshore no Rio e de passageiros em Maceió são arrematados em leilão

Read more
Agência Porto
| 22 out, 2025

Corrente de comércio brasileiro supera os 500 bi no acumulado do ano

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.