Câmara de Mediação especializada em comércio exterior inaugura núcleo no Paraná
A Câmara AEB de Mediação de Conflitos em Comércio Exterior (CAAEB)–primeira no país especializada no segmento -, lançou um núcleo em Curitiba, o primeiro da região sul. Parceria com o Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP),a nova unidade da CAAEB visa a resolução de controvérsias comerciais locais, especialmente na indústria automobilística e no agronegócio, duas importantes forças da economia daquela região.

A mediação é um método de resolução de controvérsias sem a interferência do Estado julgador, ou seja, nada de juiz, promotor ou fórum. As partes celebram um acordo que põe fim ao conflito, sempre com o auxílio do mediador, um profissional especializado e certificado. A parceria no Paraná une a o conhecimento técnico e a expertise da CAAEB com mediação e comércio exterior com a excelência do Irip, um think tank com forte atuação acadêmica.

“Precisamos construir acordos sustentáveis no tempo e possíveis de serem cumpridos pelas partes envolvidas, gerenciando as expectativas de todos e cuidando dos sistemas que dependem das partes em conflito”, pontuou a diretora-executiva, Paula Mark Sady.

O Irip busca oportunidades para fomentar as relações internacionais no Paraná por meio de ações conjuntas com várias instituições e o setor privado. Para a presidente executiva do Instituto, Maristela Parigot, a parceria com a CAAEB vai trazer uma alternativa mais rápida e com menor custo para quem importa e exporta pelo estado. “As rápidas transformações globais caracterizam, cada vez mais, a utilização da mediação como a melhor ferramenta para a resolução de controvérsias no setor de comércio exterior”, atesta Maristela.

A mediação está prevista na legislação brasileira em vigor. Com o advento do Marco Legal, em 2015, e com a política pública do Conselho Nacional de Justiça dentro dos tribunais de todo o Brasil, tendo desembargadores que chancelam o uso da mediação amplamente para criar a cultura no Brasil, como por exemplo,no Paraná, o desembargador Roberto Portugal Bacellar.

Sobre a CAAEB
Pioneira na especialização em comércio internacional e única câmara de mediação a integrar uma entidade de classe - a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) - ,a CAAEB foi criada em 2019por três mulheres: as advogadas Roberta Portella e Paula Mark Sady e a economista Flavia Pereira. A Câmara tem sede no Rio de Janeiro e conta hoje com quatro núcleos em território nacional – São Paulo, Minas Gerais, Centro-Oeste e Paraná – e cinco internacionais – China, Canadá, Portugal, África e Estados Unidos.

A CAAB atua no ambiente de negócios globais com profissionais de altíssima formação técnica em mediação e nos mais diversos segmentos do comércio internacional. Não importa a complexidade do litígio ou o porte das empresas envolvidas, a entidade reconhece na mediação uma poderosa ferramenta de inserção e manutenção de empresas de pequeno e médio porte no comércio global.

Com o intuito de facilitar o acesso aos empresários em todo o território brasileiro e no exterior, a CAAEB tem formalizado parcerias com instituições e empresas, entre elas estão: Grupo Serpa, Advogados, Way Back, Afrochamber, Agência Porto, M2Trade, UNOTraduções, Global Agroex, Sindaerj, ICFML, Meeting de Negociação e Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP).

Read Also Other News

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

Read more
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Publicado edital de licitação para dragagem no Porto de Ilhéus

Read more
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Audiência pública do terminal MUC04, localizado no Porto de Fortaleza (CE), é definida

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.