Cargill é multada em R$ 2,5 milhões após óleo vazar de navio e matar peixes no litoral de SP
A Cargill Agrícola foi autuada em R$ 2,5 milhões pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em razão dos danos ocasionados a partir do vazamento de óleo de um navio operado pela empresa que estava atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O acidente ocasionou mortandade de peixes.

O vazamento ocorreu durante abastecimento do navio Golden Trader II, então de bandeira filipina, enquanto o cargueiro de granéis sólidos operava no cais do Armazém 38, em agosto de 2017. O óleo atingiu o mar e se espalhou por área de 2 mil metros quadrados, segundo o auto do Ibama. Foram necessários nove dias para a limpeza.

A autoridade ambiental federal estima que foram removidos quase 10 mil litros de resíduos do mar a partir de boias de contenção e mantas de absorção que foram lançadas na água pelas equipes de emergência para conter o avanço da mancha do produto. O óleo também precisou ser retirado do casco do navio e do costado, no cais.

Durante os trabalhos de limpeza, os agentes federais constataram que o produto também ocasionou a morte de peixes no Estuário, utilizado para acesso aos terminais do complexo portuário. O fato, cuja dimensão não foi divulgada, agravou a multa, que foi aplicada ao final do trabalho de investigação do Ibama e da autoridade marítima.

As circunstâncias do vazamento, assim como as responsabilidades, couberam aos peritos da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), órgão da Marinha do Brasil, apurar. O resultado do inquérito é apresentado ao Tribunal Marítimo para eventual punição dos representantes da embarcação enquanto ela operava no porto.

Por meio de nota, a multinacional autuada informou que analisa como vai se defender. "A Cargill esclarece que não possui qualquer relação com o armador, tendo a sua divisão de Agência de Navegação figurado como mera 'agente protetora' do afretador, ou seja, apenas acompanhando os serviços prestados à embarcação no porto", declarou.

Fonte: G1, 08/04/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Ministro Silvio Costa Filho lança licitação do canal de acesso ao Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.