Codesp ainda aguarda inclusão no Plano Nacional de Desestatização
O início do processo de privatização da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) depende da inclusão da estatal no Plano Nacional de Desestatização (PND). Somente após este processo, serão iniciados os estudos necessários para a transferência da administração do Porto de Santos à iniciativa privada. Esta etapa será conduzida pelo BNDES.

As informações são do Ministério da Economia. Segundo a pasta, apesar dos planos de privatizar a empresa, por enquanto ela está incluída no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e não no PND.

A informação foi ratificada em nota pela própria Codesp e pelo Ministério da Infraestrutura, ao qual a Docas permanece subordinada administrativamente, sem passar à pasta da Economia, diferente do publicado na edição desta segunda-feira (16) de A Tribuna. A transferência ocorrerá somente após a inclusão no PND, mas não há previsão de quando isto deve acontecer.





Segundo o Ministério da Economia, com a conclusão dos estudos que têm como objetivo a privatização, o material deverá ser encaminhado para análise do conselho do Programa de Parceria de Investimentos (PPI). O órgão ficará responsável pela aprovação do modelo de concessão a ser adotado.

O processo é longo. A expectativa do governo é de que ele seja concluído apenas em 2022. Enquanto isso, o governo segue com o seu plano de privatizar a dragagem do Porto de Santos. O serviço é essencial para permitir o acesso de navios ao cais santista.




Fonte: A Tribuna, 17/09/2019.


Read Also Other News

Agência Porto
| 06 fev, 2026

Porto de Paranaguá simula manobras para expansão da infraestrutura portuária

Read more
Agência Porto
| 06 fev, 2026

CODEBA vai administrar o Porto de Pirapora (MG) e inicia reativação da Hidrovia do São Francisco

Read more
Agência Porto
| 06 fev, 2026

Suape acelera transição energética e planeja chegar a 50% de energia limpa ainda neste semestre

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.