Codesp analisará riscos operacionais do Porto de Santos


Os riscos relacionados às operações do Porto de Santos serão avaliados neste ano, informou a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária, em seu balanço anual, divulgado na última terça-feira. A medida é necessária para a obtenção da Licença de Operação do cais santista, que atesta a regularização ambiental do complexo. O plano da Autoridade Portuária também prevê a atualização de medidas preventivas que devem ser adotadas pra evitar acidentes.




Há cerca de um ano, o Porto foi o cenário de um incêndio de grandes proporções que atingiu o terminal retroportuário da Localfrio, na Margem Esquerda, em Guarujá. Antes, em 2014, as chamas destruíram parte dos tanques da Ultracargo, na Alemoa.




Nos dois casos, os acidentes ocorreram durante a movimentação de cargas. Com a proximidade de áreas residenciais, milhares de pessoas ficaram expostas ao risco de explosões ou contaminações.




O Estudo de Análise de Riscos (EAR) do Porto avaliará quais as operações mais perigosas do cais santista. Ele é uma exigência do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), necessária para a regularização ambiental do complexo.




No ano passado, a coordenação do Plano de Auxilio Mútuo (PAM) do cais santista dividiu o complexo marítimo em sete áreas. Em cada uma, foi feita uma análise de risco conforme as cargas operadas. Cada área mapeada tem um representante e outros seis profissionais em funções administrativas. Eles são responsáveis por informar ao PAM quais os recursos humanos, equipamentos e treinamentos necessários para melhorar a segurança em cada região.




Atualizações




A empresa que fará a análise de riscos do Porto será definida através de uma licitação a ser aberta pela estatal.

Aproveitando essa contratação, outros estudos serão atualizados. Um deles é o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que estabelece ações preventivas a serem adotadas para evitar novas emergências no cais santista. Segundo a Docas, o material já existe, mas será reeditado.

O Programa de Controle de Emergências/Plano de Atendimento a Emergências também será atualizado. O material prevê o planejamento das ações de atendimento a emergências no Porto.

Fonte: A Tribuna, 5/1/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.