Codesp analisará riscos operacionais do Porto de Santos


Os riscos relacionados às operações do Porto de Santos serão avaliados neste ano, informou a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária, em seu balanço anual, divulgado na última terça-feira. A medida é necessária para a obtenção da Licença de Operação do cais santista, que atesta a regularização ambiental do complexo. O plano da Autoridade Portuária também prevê a atualização de medidas preventivas que devem ser adotadas pra evitar acidentes.




Há cerca de um ano, o Porto foi o cenário de um incêndio de grandes proporções que atingiu o terminal retroportuário da Localfrio, na Margem Esquerda, em Guarujá. Antes, em 2014, as chamas destruíram parte dos tanques da Ultracargo, na Alemoa.




Nos dois casos, os acidentes ocorreram durante a movimentação de cargas. Com a proximidade de áreas residenciais, milhares de pessoas ficaram expostas ao risco de explosões ou contaminações.




O Estudo de Análise de Riscos (EAR) do Porto avaliará quais as operações mais perigosas do cais santista. Ele é uma exigência do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), necessária para a regularização ambiental do complexo.




No ano passado, a coordenação do Plano de Auxilio Mútuo (PAM) do cais santista dividiu o complexo marítimo em sete áreas. Em cada uma, foi feita uma análise de risco conforme as cargas operadas. Cada área mapeada tem um representante e outros seis profissionais em funções administrativas. Eles são responsáveis por informar ao PAM quais os recursos humanos, equipamentos e treinamentos necessários para melhorar a segurança em cada região.




Atualizações




A empresa que fará a análise de riscos do Porto será definida através de uma licitação a ser aberta pela estatal.

Aproveitando essa contratação, outros estudos serão atualizados. Um deles é o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que estabelece ações preventivas a serem adotadas para evitar novas emergências no cais santista. Segundo a Docas, o material já existe, mas será reeditado.

O Programa de Controle de Emergências/Plano de Atendimento a Emergências também será atualizado. O material prevê o planejamento das ações de atendimento a emergências no Porto.

Fonte: A Tribuna, 5/1/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 24 Abr, 2024

Exportação de papel E celulose no Terminal De Contêineres De Paranaguá alcança nova máxima para o primeiro trimestre

Read more
Agência Porto
| 24 Abr, 2024

ANTAQ realiza audiência pública sobre a licitação definitiva de área no Porto de Itajaí (SC)

Read more
Agência Porto
| 24 Abr, 2024

Governo Federal inaugura instalações portuárias de Juruti e Oriximiná (PA)

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.