Com investimento de R$ 68 milhões do governo do Estado, as operações de dragagem no Guaíba avançam na remoção de sedimentos e na manutenção da navegabilidade. Desde março, cinco dragas operam nos canais de Leitão e de Pedras Brancas, na região de Porto Alegre. Mais de 1,6 milhão de metros cúbicos de sedimentos serão removidos, com o objetivo de assegurar a profundidade mínima de seis metros nos principais trechos de navegação.
O trabalho de dragagem faz parte de um conjunto mais amplo de investimentos, que totalizam R$ 731 milhões destinados para execução de serviços dessa natureza nas hidrovias gaúchas, que sofreram com o acúmulo extraordinário de sedimentos por causa das enchentes de 2024.
A inciativa integra o Plano Rio Grande, um programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Os recursos são provenientes do fundo associado ao plano (Funrigs), que centraliza os recursos destinados para o enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais decorrentes das enchentes de 2024.
No cais da capital, uma sexta draga está sendo preparada para iniciar sua operação nos próximos dias. Em julho, entra em funcionamento o sétimo equipamento. De grande porte, ele será um dos maiores do tipo em operação no país e ampliará significativamente a capacidade de dragagem. As atividades de dragagem só podem ser realizadas em condições meteorológicas favoráveis.
Nos canais de São Gonçalo e Furadinho, os trabalhos devem começar no final de julho, ao passo que a intervenção no canal de Itapuã já foi concluída. A licitação para intervenção nos outros oito canais do Guaíba e nos quatro da Lagoa dos Patos está sendo elaborada.
Share
Read Also Other News
| 12 jan, 2026
APS encerra ciclo de gestão do Porto de Itajaí com operação regularizada e transição segura
Read more
| 12 jan, 2026
Movimentação de cargas nos portos brasileiros bate recorde e cresce 5% de janeiro a novembro
Read more
| 12 jan, 2026
Aviso de leilão da ANTAQ atualiza cronograma previsto para fevereiro deste ano
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.