Com Ferrogrão, produção agrícola brasileira terá agilidade de escoamento pelo Norte
O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou nesta segunda-feira (17) que a Ferrogrão, corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, ligando Sinop, no norte do Mato Grosso, até os portos de Miritituba, no Pará, vai aumentar a agilidade e reduzir os custos logísticos da produção agrícola no país.

“A ferrovia vai desafogar e dar celeridade no processo de escoar nossa produção pelo Norte”, destacou Sampaio, ao participar de debate virtual no Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Norte Export.

O projeto conta com 933 quilômetros de extensão e nasce com “Selo Verde” por conta da sua preocupação ambiental. A expectativa é que a ferrovia reduza em 50% a emissão dos gases do efeito estufa e retire 1 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera, além de usar a faixa de domínio da BR-163 como traçado, sem sobrepor terras indígenas, quilombolas ou unidades de conservação.

MODELAGEM – Para a modelagem da concessão está sendo adotado o modelo vertical de exploração da ferrovia, no qual uma única empresa é responsável pela gestão da infraestrutura e prestação do serviço de transporte. O prazo de concessão previsto é de 69 anos. São esperados investimentos de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão.

Segundo Sampaio, a expectativa é de movimentar 48,6 milhões de toneladas em 30 anos, o empreendimento aliviará as condições de tráfego na BR-163/PA, diminuindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção. “Temos um projeto muito atrativo, já temos investidores interessados em participar da concessão”, afirmou.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 jul, 2025

Movimentação de cargas em portos é a maior da história

Read more
Agência Porto
| 09 jul, 2025

Porto do futuro: APS acelera transformação digital com investimentos em VTMIS, 5G e novas tecnologias

Read more
Agência Porto
| 09 jul, 2025

Diretora da ANTAQ apresenta estudos de adaptações climáticas em evento

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.