Com obras estimadas em R$ 4 bi, Ferroanel Norte só vai operar em 2024, diz estudo

O estudo de impacto ambiental apresentado pelos governos Federal e de São Paulo para o licenciamento da obra do Ferroanel indicam que os trens só estarão em operação no segundo semestre de 2024. O valor estimado para o projeto foi de R$ 4 bilhões para a construção de 53 quilômetros de vias, sendo 12 quilômetros de vias elevadas e 17 quilômetros de túneis.


A via foi projetada, de acordo com o documento, para 34 trens ao dia, cada um com 82 vagões ou 1,5 mil metros. A capacidade de transportes de cada trem foi estimada em 16 mil toneladas o que, de acordo com o levantamento, tiraria três mil caminhões do tráfego da cidade de São Paulo diariamente.



Pelo estudo de demanda, a ferrovia estaria transportando 50 milhões de toneladas por ano em 2030.  A principal carga a ser transportada na região atendida seria o granel sólido vegetal. Para chegar a esta conclusão, foram criados três cenários:  um otimista, um intermediário e um pessimista. Nos três casos, esse tipo de carga lidera. No cenário pessimista, por exemplo, na projeção de demanda para 2040, o granel sólido teria uma movimentação de 7 milhões de toneladas por ano, contra 5,5 milhões toneladas de carga geral e contêineres juntos. Outra demanda importante seria a da bauxita, com 2,7 milhões de toneladas. O total de carga chegaria a 12,7 milhões.


Somente no cenário otimista é que a carga geral e o contêiner ultrapassam o granel vegetal em 2040, com projeção de 20 milhões de toneladas, contra 10,5 milhões para os granéis. Nesse cenário, o total de carga chegaria a 44 milhões de toneladas por ano.


A ideia é que o Ferroanel estruture um novo modelo logístico na Região Metropolitana de São Paulo, com as chamadas plataformas avançadas, em que a carga é estocada e preparada para em seguida ser enviada a Plataformas Logísticas Urbanas (PLU), onde vão, de fato, ser entregues aos seus destinatários.



Fonte: Agência iNFRA, 26/6/2017.


Read Also Other News

Agência Porto
| 02 fev, 2026

Panorama Transportes: mês de novembro tem avanço do transporte ferroviário e forte retomada no transporte aéreo

Read more
Agência Porto
| 02 fev, 2026

Ministro Silvio Costa Filho assina contrato de dragagem do Porto do Recife, que passará a receber navios maiores

Read more
Agência Porto
| 29 jan, 2026

Prorrogada janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental 2025

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.