Com pandemia, empresas recorrem às importações de latas de alumínio
A pandemia criou novos comportamentos de consumo, desorganizou o padrão de produção de bens e mercadorias, e em consequência o comércio internacional. Com o isolamento social e a menor frequência de pessoas a bares, restaurantes e centros de compras, alguns insumos foram impactados, bem como a capacidade de produção industrial em setores como o de bebidas enlatadas e embalagens de papel. A cerveja, que ocupava 55% do mercado de latas de alumínio antes da quarentena, chegou em junho a um recorde de 70% do share entre as bebidas que utilizam a embalagem, segundo dados do semestre divulgados pela Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio).

“O hábito de consumo mudou de forma repentina e inesperada, afetando a demanda instalada destes setores. Um exemplo é a lata de alumínio, seja para refrigerante ou cerveja, que deixou de ser consumida nos bares e casas noturnas (onde dividia espaço com garrafas de vidro) e veio com força para as casas dos consumidores. Além da maior praticidade, as latinhas são preferência pelo preço mais barato do hectolitro. Não temos falta de alumínio, e sim de produção industrial na escala necessária a esse novo padrão de consumo”, analisa Edinelson Marques, gerente comercial do Grupo Pinho, especializado em comércio exterior e logística aduaneira.

O reflexo disso foi observado em setembro, com um pico na importação de latas de alumínio prontas para uso. “Nós pensamos mais em refrigerantes e cervejas, mas toda lata de aerossol é fabricada da mesma forma, o que abrange uma fatia grande do mercado.”

Fonte: Grupo Pinho, 03/11/2020.

Read Also Other News

Agência Porto
| 04 fev, 2026

Governo brasileiro ratifica Convenção TIR e destrava ‘passaporte de cargas’ para a Rota Bioceânica

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Alckmin: governo vai trabalhar com o Congresso para a votação célere do acordo Mercosul-UE

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Arrendamento no Porto de São Sebastião pode alterar mapa logístico de SP

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.