Começa a construção do novo terminal de celulose no Porto de Paranaguá
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, a Klabin iniciou as obras para a construção do seu novo terminal no cais do Porto de Paranaguá. A expectativa é que o empreendimento gere 180 postos de trabalho nessa etapa. Quando estiver em operação, serão cerca de 170 colaboradores, diretos e indiretos, na operação do terminal.

A ordem para liberação dos serviços foi assinada no início do mês de julho pela empresa pública Portos do Paraná. “A localização em área primária vai dar ainda mais agilidade à operação de celulose e derivados. É um investimento importante na infraestrutura portuária do Estado, que vai gerar emprego e renda para o Litoral”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Além da aquisição dos equipamentos e sistemas operacionais, devem ser construídos dois quilômetros de ramais ferroviários e um armazém de 21.860 metros quadrados. O investimento estimado é de cerca de R$ 130 milhões, previsto para 2022.

ÁREA – A área PAR01, de 27.530 metros quadrados, foi arrematada pela Klabin em leilão realizado em agosto de 2019. O contrato de concessão foi assinado no início de 2020, encerrando duas décadas sem novos arrendamentos no Porto de Paranaguá. O contrato de exploração da área é de 25 anos, prorrogáveis por mais 45 anos.

"Estamos felizes de iniciar as obras do novo terminal, atentos a todos os protocolos de segurança e saúde”, comenta Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos da Klabin. “Este é um projeto muito importante para a empresa e que trará grande contribuição social e econômica para Paranaguá”.

A expectativa é que no primeiro ano de operações a empresa movimente 1,4 milhão de toneladas pelo porto paranaense. Com a conclusão da segunda fase de expansão da Unidade da Klabin em Ortigueira (Projeto Puma II) – prevista para 2023 – a empresa espera movimentar 2,2 milhões de toneladas por ano via Paranaguá.

SOCIAIS – A Klabin também realiza investimentos sociais importantes no município. Entre eles, está o Programa de Apoio à Gestão Pública, que oferece aos gestores (prefeitos, secretários e equipes) técnicas de gestão pública e ferramentas de planejamento e monitoramento de ações.

Também implementa todas as condicionantes do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), incluindo a construção de uma passarela exclusiva no principal ponto de cruzamento ferroviário, que beneficiará cerca de 2.800 trabalhadores por dia, e programas de educação ambiental nas escolas.

Read Also Other News

Agência Porto
| 21 mai, 2025

Investimentos em infraestrutura devem impulsionar crescimento do PIB em 0,3%, afirma Renan Filho

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Porto Piauí vence prêmio internacional em Roterdã

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Santos reivindica contrapartidas diante do maior leilão terminal portuário do Brasil

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.