Complexo do Pecém assina acordo com Porto de Rostock (Alemanha) e Corredor Verde ganha reforço
Os Portos do Pecém e de Rostock, na Alemanha, assinaram um memorando de entendimento (MoU) para fortalecer o Corredor Verde de Hidrogênio. A parceria já havia sido assinada com o Porto de Roterdã, na Holanda, e com o Porto de Duisport, também na Alemanha. A cooperação tem como objetivo desenvolver conjuntamente esse corredor para levar energia e produtos verdes do Brasil para a Alemanha e o Leste Europeu. Além de apoiar investimentos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

O acordo tem um prazo inicial de dois anos. “É mais um passo estratégico para consolidar o Pecém como um hub global de energia verde, fortalecendo nossa posição não apenas como polo industrial e logístico do Nordeste, mas também como protagonista mundial na transição energética. A parceria abre oportunidades concretas de desenvolvimento econômico e social para o Ceará e para o Brasil”, destaca Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.

“O acordo com o Porto de Rostock amplia o alcance do nosso Corredor Verde para o norte da Alemanha e para os países do Mar Báltico — como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia. Essa nova rota irá conectar a produção, transporte e consumo de energia limpa, reforçando o papel do Pecém como hub global de energia verde e fortalecendo as cadeias sustentáveis entre o Brasil e a Europa”, acrescenta André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém.

Jochen Schulte, secretário de Estado da Mecklenburg-Western Pomerania, na Alemanha, ressalta que o Pecém está se tornando o principal hub de hidrogênio do Brasil. “Rostock é um dos futuros portos de energia verde na Alemanha. Juntos, podemos garantir que a transição energética não pare nas fronteiras, mas seja pensada internacionalmente”

“Para nós, a cooperação com Pecém é uma parceria estratégica. Isso permitirá que Rostock expanda ainda mais seu papel como um importante porto de produção e importação de energia. Ao mesmo tempo, estamos conquistando acesso a um dos locais mais promissores de energia verde em todo o mundo. Esta é uma oportunidade que queremos moldar ativamente”, complementa Gernot Tesch, diretor executivo do Porto de Rostock.

Corredor verde

A expansão do Corredor Verde até a Alemanha teve início em dezembro de 2024, quando Pecém e Rotterdam (Países Baixos) assinaram o MoU com o Porto de Duisport (Alemanha). O acordo foca no transporte de combustíveis alternativos, incluindo e-metanol, amônia verde e outros derivados para apoiar os objetivos de descarbonização e segurança energética da Europa, em alinhamento com as metas climáticas do continente. Também visa apoiar a transição energética do Brasil, desenvolver projetos de geração de energia verde brasileira e trazer prosperidade econômica e social para a região Nordeste do Brasil.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 dez, 2025

Porto de Natal registra maior movimentação de novembro em três anos e impulsiona crescimento

Read more
Agência Porto
| 10 dez, 2025

Logística e juros travam competitividade das exportações brasileiras, aponta CNI

Read more
Agência Porto
| 10 dez, 2025

Porto de Santos está entre organizações mais eficientes do país, segundo publicação nacional

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.