Complexo do Pecém firma pré-contrato com EDF para produção de hidrogênio verde
O Complexo do Pecém firmou, na cidade de Roterdã, na Holanda, um pré-contrato com a EDF para a implantação de um projeto industrial voltado à produção de hidrogênio verde no Ceará. A parceria marca mais um passo na consolidação do estado como hub estratégico para energias renováveis no cenário internacional.

“A assinatura desse pré-contrato com a EDF reafirma o posicionamento estratégico do Complexo do Pecém como polo de atração de investimentos sustentáveis e de alta tecnologia. Esse é mais um passo decisivo para consolidar o Ceará como referência internacional na economia verde e impulsionar o desenvolvimento do nosso Hub de Hidrogênio Verde, uma iniciativa que vai transformar a economia do nosso Estado e mudar a vida dos cearenses”, destaca Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.

A comitiva liderada por Max Quintino e pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, está em Roterdã para participar da World Hydrogen 2025, a maior feira de hidrogênio do mundo. O evento segue até a próxima quinta-feira (22), reunindo os principais players do setor no mundo.

André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém, destaca que a assinatura do pré-contrato com a EDF, no World Hydrogen, em Roterdã, reforça o potencial do Pecém e do nosso Estado Ceará, como hub estratégico de hidrogênio verde. “Ele representa um passo importante na consolidação do nosso papel na transição energética global”, acrescenta o diretor comercial do Complexo do Pecém.

Hub H2V Pecém

O Complexo do Pecém tem hoje o projeto mais avançado de hidrogênio verde do País. Hoje são sete pré-contratos assinados com as empresas Auren Energia (antiga AES Brasil), Casa dos Ventos, EDF, Fortescue, FRV, Voltalia e Fuella AS. Somente esses pré-contratos assinados até agora já somam US$ 24 bilhões em investimentos. Isso deve duplicar a quantidade de empregos diretos e indiretos na região, que hoje é de cerca de 80 mil.

Os pré-contratos são reservas das áreas, as empresas já estão pagando pelo aluguel enquanto finalizam seus projetos e, a partir deste ano, devem tomar suas decisões finais de investimento e assinar contratos definitivos, iniciando a produção a partir de 2030.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.