Complexo Portuário de Itajaí receberá manobras experimentais com navios de 51 metros de largura
O Complexo Portuário de Itajaí vai receber 50 manobras experimentais de entrada e saída com navios de até 51 metros de largura (boca), 335 metros de comprimento e 11,2 metros de calado. Os testes serão realizados na área da nova Bacia de Evolução (Baía Afonso Wippel).

A primeira manobra deste porte está programada para ocorrer no dia 28 de outubro, desde que as condições ambientais estejam favoráveis para navegação.

As manobras acontecerão em período diurno e irão respeitar a menor profundidade observada, em 13,6 metros. Os testes já foram autorizados pela Delegacia da Capitania dos Porto de Itajaí. O primeiro navio deste porte a atracar no complexo deverá ser o Rio de Janeiro Express, que possui capacidade de 13.200 TEU’s (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e é o maior a operar na costa leste da América do Sul.

O Complexo Portuário já opera regularmente com navios de 350 metros de comprimento por 48,50 metros de largura (boca). Com a vinda de embarcações deste porte (335x51), o próximo passo será a busca por condições para manobrar navios com até 366 metros de comprimento por 51 metros de largura (boca).

“Este é mais um momento da classe portuária local a ser comemorado. Nosso Complexo Portuário é o segundo maior em movimentação de cargas do país e, já tivemos a imensa satisfação de recebermos em junho de 2020, o maior navio full contêiner a navegar na costa brasileira, o APL Paris. Operações deste porte tendem a crescer e isso nos anima, pois no futuro teremos concluída a segunda etapa das obras da Bacia de Evolução e então estaremos aptos a receber navios (megaship) de até 400 metros de comprimento”, avalia Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

Após a realização de cada manobra experimental, relatórios que abordam os aspectos técnicos referentes à operação, horários de início e término, condições ambientais observadas durante a realização da manobra, embarcações de apoio envolvidas, entre outros dados, serão encaminhados para a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí. O intuito é avaliar as condições de segurança de navegação, visando subsidiar a homologação nos parâmetros operacionais.

Read Also Other News

Agência Porto
| 17 set, 2025

CNI defende na Câmara novo marco regulatório para portos secos

Read more
Agência Porto
| 17 set, 2025

Novo diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias, é empossado

Read more
Agência Porto
| 17 set, 2025

Ministério de Portos e Aeroportos assina acordo para novo complexo da Polícia Federal no Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.