Complexo Portuário do Itajaí registra crescimento de 3% na movimentação de contêineres e 1,5 milhão de toneladas em outubro
Durante o mês de outubro, o Complexo Portuário de Itajaí registrou crescimento de 3%, com uma movimentação de 1.572.369 toneladas contra 1.519.692 de outubro do ano passado. Ao todo, o mês registrou 85 atracações (escalas), com 148.529 TEU’s movimentados, o que representou um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, no qual registrou 135.157 TEU’s. A movimentação anual totalizou 818 escalas e 14.663.184 toneladas de janeiro a outubro de 2022. No segmento de cargas contêinerizadas, nos recintos APMT e Cais Público, o relatório de outubro registrou 25 atracações, com uma movimentação de 419.416 toneladas. Este dado elevou a movimentação anual para 3.694.910 de toneladas, e 231 atracações. Na movimentação de TEU’s este número foi de 39.992, com a soma anual de 312.388 TEU’s de janeiro a outubro de 2022.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, enfatiza a excelência da Gestão Municipalizada, a qual reflete diariamente nas movimentações:

“O Porto de Itajaí comprova, cotidianamente, que a gestão municipalizada é eficaz e promove o crescimento significativo no que abrange todos os setores portuários. O modelo de gestão aplicado no Porto de Itajaí desde o início de sua municipalização, permanece em evidência, trazendo grandes resultados, tornando-se um exemplo para outros portos. Isso demonstra a pujança para a economia do município e o Estado de Santa Catarina. No mês de outubro, recebemos a 8ª atracação de navio com cargas Roll On Roll no berço público, onde os veículos foram cuidadosamente conduzidos por agentes da área portuária para que não houvesse nenhuma irregularidade neste procedimento. A capacitação de todos os trabalhadores portuários, reflete nas movimentações diárias, proporcionando ao Complexo Portuário novos índices positivos”, conclui Fábio.

Ainda sobre a 8ª atracação de navio com cargas Roll On Roll, a embarcação " COLUMBIA HIGHWAY", ocorrida em outubro no cais público (berço 03) do Porto de Itajaí, trouxe a bordo 1.235 veículos importados, sendo 666 modelos da montadora alemã BMW e 569 modelos da montadora General Motors do Brasil (GM). Com procedência do Porto de Cartagena (Colômbia), o navio Columbia Highway de bandeira panamenha, possui 199,97 metros de comprimento, por 32,26 metros de boca (largura).

A primeira operação do ano com cargas Roll On Roll Off ocorreu em março, através do navio FLORIDA HIGHWAY. Ao todo, foram 463 unidades (veículos importados) da montadora BMW, trazidos dos portos de Vera Cruz (México) e Jacksonville (USA) pelo navio de bandeira do Panamá, cujo comprimento é de 199,97 metros e boca (largura) de 32,26m. O Armador do navio é a empresa K-LINE, originária do Japão.

No Terminal PORTONAVE (Porto de Navegantes), a movimentação registrada durante o mês de outubro somou 56 atracações, com 108.537 TEU’s e 1.142.491 toneladas na movimentação de contêineres. As movimentações no terminal da BRASKARNE, no período correspondente a outubro, apontaram 4 escalas com 10.462 em tonelagem.

Em outubro, 45 manobras foram registradas na Bacia 01, e 38 na Bacia 02. A somatória anual de giros nas respectivas bacias, somaram 428 giros na Bacia 01 e 324 na Bacia 02.

“A movimentação registrada no Porto de Itajaí e em todo Complexo Portuário, durante o mês de outubro, é reflexo de um crescimento contínuo, tanto na movimentação de contêineres quanto de toneladas. Isso comprova a necessidade de garantir a economia de Itajaí, Santa Catarina e de nosso país, por meio do comprometimento e responsabilidade por parte dos trabalhadores portuários. Para o nosso município, a constante movimentação no Porto de Itajaí, comprovada pelos índices de desempenho, é motivo de satisfação durante todos esses anos de Porto Municipalizado”, afirmou o Prefeito de Itajaí em Exercício, Marcelo Sodré.

Ainda no mesmo mês, a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, recebeu ofício enviado pela Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, autorizando a realização de 50 manobras experimentais de entradas e saídas com navios de até 51 metros de boca (largura), 335 metros de comprimento e 11,2 metros de calado. As 50 manobras experimentais serão realizadas na área da nova Bacia de Evolução (Baía Afonso Wippel), e acontecerão em período diurno, respeitando a menor profundidade observada no complexo portuário, em 13,6 metros, com as devidas condições náuticas e climáticas favoráveis para navegação no canal de acesso ao Complexo Portuário.

Read Also Other News

Agência Porto
| 28 Mar, 2024

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos conhecem projetos de ampliação do Porto de Aratu-Candeias

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

“Criando uma corrente de respeito”: com esse slogan, ANTAQ e MPor apresentam o Guia de enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.